Buscar

4. Tecnicamente o que é gelatinização do amido?

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A gelatinização do amido, também chamada de dextrinização do amido, trata-se da hidrólise do amido que ocorre quando é aquecido por um período prolongado. Mais especificamente, com o aquecimento prolongado as membranas do grânulo de amido se rompem e a liberam dextrina. Substâncias ácidas também tem o poder de hidrolisar o amido. O processo de dextrinização causa o espessamento de preparações; modifica a textura das preparações; retém a umidade em produtos empanados; é agente selante em confeitos; e é usado no encapsulamento de aromas na forma de pó. Além disso esse processo melhora a digestão do amido.
1
Dislike0
User badge image

Thalia Carla Grillo Ferri

 amido é um hidrato de carbono constituído por longas cadeias em que moléculas de um açúcar, a glucose, estão ligadas umas às outras. Grosso modo podemos dizer que se assemelha a um colar com contas todas iguais. É muito comum no reino vegetal e tem funções de reserva de energia e nutrientes (é uma forma eficiente de armazenar a glucose). Ocorre essencialmente em raízes, bolbos, tubérculos e sementes.

O amido consiste de dois tipos de moléculas que ocorrem em proporções variáveis, consoante a fonte de amido: a amilose uma molécula linear, com cerca de 1000 a 2000 unidades de glucose por cadeia, que enrola em hélice; e a amilopectina um polímero formado por cem mil a um milhão unidades de glucose por molécula e altamente ramificado.

O teor de amilose e amilopectina de um amido determinam os resultados obtidos quando este é cozinhado.

O amido nas plantas ocorre geralmente em grânulos, em que as moléculas de amilopectina se dispõem de uma forma bem organizada, e que contêm também as moléculas de amilose.

Um teste importante para detectar a presença de amido é a adição de iodo, I2, castanho, que na presença de amido dá uma cor azul escura intensa. Tal acontece porque o iodo se aloja no interior das hélices de amilose, ou das hélices formada nas partes lineares da amilopectina.
Experimentem deitar uma gota de tintura de iodo numa rodela de maçã (rica em celulose)e numa rodela de batata (rica em amido).

 

Os grânulos de amido resistem às nossas enzimas digestivas. Ao cozinharem-se alimentos com amido destrói-se a estrutura dos grânulos. Ocorre um processo que se chama gelatinização, que torna o amido digerível, sendo portanto os alimentos com amido cozinhados muito mais nutritivos.

O amido não é solúvel em água fria. Porém, quando a suspensão de amido em água é aquecida a água começa a penetrar nos grânulos e estes incham. À medida que o aquecimento prossegue, os grânulos incham cada vez mais, pois mais água penetra neles, e a sua estrutura vai sendo alterada. Se houver água suficiente, acabam por rebentar obtendo-se uma dispersão viscosa que pode formar um gel. Ao processo em que a água penetra nos grãos de amido e modifica a sua estrutura chama-se gelatinização do amido.

0
Dislike0
User badge image

Denilson Flavio

Após a gelatinização do amido da mandioca , pode se dizer que o amido foi convertido em açúcar fermentável???? Se não o que preciso fazer ???
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais