Buscar

o que sao proteinas ?

💡 7 Respostas

User badge image

Gabriely Cabral

Proteínas são estruturas complexas compostas de vários aminoácidos que desenpenham funções importantes no nosso corpo como a de enzimas que vão catalisar reações químicas do nosso organismo. Ele é a junção de um grupo amina com um grupo carboxilico que resulta na perda de água.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Bioquímica.

------

A Bioquímica consiste na ciência interdisciplinar entre a Biologia e a Química focada no estudo e aplicação de reações químicas e transformações moleculares que acontecem nos organismos vivos. Com relação aos seus temas de estudo e análise, pode-se dividir a Bioquímica em três áreas:

  1. Química de Biomoléculas: área responsável pelas estruturas e funções das moléculas presentes nos organismos vivos;
  2. Metabolismo: ramo incumbido do estudo e análise das reações químicas que acontecem nos seres vivos;
  3. Biologia Molecular do Gene: área responsável pelo estudo das estruturas e funções dos ácidos nucleicos e um conjunto de técnicas utilizadas para a manipulação dessas moléculas.

----

As proteínas tratam-se de macromoléculas formadas através da união de cadeias lineares de aminoácidos. Elas são de vital importância no organismo, uma vez que fornecem tudo que é preciso para a manutenção dos órgãos e tecidos. As proteínas possuem função construtora e reparadora e formam hormônios, enzimas e anticorpos.

------

Mais especificamente, as proteínas são formadas por um conjunto de \(20\) aminoácidos que se combinam. Assim, uma proteína diferencia-se de outra em razão das sequências e do arranjo de tais aminoácidos.

Os principais alimentos ricos em proteína são carnes em geral, isto é, carne bovina, carne suína, peixes, ovos, leite, feijão, lentilha, soja, quinoa, ervilhas, etc.

0
Dislike0
User badge image

Jana Rangel

São polimeros constituidos por um seguimento de aminoácidos os quais são formados por um conjunto de 3 bases nitrogenadas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais