Buscar

4. Defina hiato inflacionário. Indique uma política macroeconômica que vise a eliminar esse hiato.

💡 3 Respostas

User badge image

Nayara Alves Figueiredo

Ao montante pelo qual o dispêndio dos agregados excede a oferta agregada, se da o nome de hiato inflacionário e quando o volume do dispêndio agregado que está abaixo da renda de pleno emprego chamaremos de hiato deflacionário.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para resolver esta questão, é necessário entender conceitos de Economia, especialmente na área de Macroeconomia.
O hiato inflacionário corresponde à diferença entre o nível corrente da renda de equilíbrio e o nível da renda de pleno emprego, estando a primeira acima da segunda. Tal situação ocorre quando a demanda agregada está exacerbada, encontrando-se acima da oferta agregada máxima possível da economia. O hiato inflacionário pode sinalizar uma potencial alta da inflação. Esta situação acarreta diversos inconvenientes como pressões inflacionárias, além de incertezas e instabilidades macroeconômicas. Para conter este hiato, devem ser adotadas medidas fiscais voltadas à redução da demanda agregada tais como o corte ou redução de gastos governamentais ou o aumento de impostos.
Portanto, o hiato inflacionário corresponde à situação em que há um excesso de demanda em relação à oferta agregada máxima possível. Para eliminar este hiato, deve-se adotar políticas macroeconômicas voltadas à redução da demanda agregada.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais