Buscar

o que significa qualidade de vida no trabalho?

💡 3 Respostas

User badge image

Thiago Farinelli

Procure nos livros do Chiavenato. 

0
Dislike0
User badge image

Jhenifer Andrade Moreira

qualidade de vida no trabalho está diretamente relacionada a um conjunto de ações que uma empresa adota para melhorar o grau de satisfação de um colaborador com sua função e com o ambiente de trabalho, visando os impactos que este bem-estar pode trazer aos resultados positivos da organização.

O termo qualidade de vida no trabalho ou QVT, como é, comumente, denominado em ambientes corporativos, por profissionais de recursos humanos ou de gestão de pessoas, surgiu em meados dos anos 60, em meio à transição da era industrial para a era digital, a qual as empresas estavam apenas preocupadas com os avanços tecnológicos.

Neste contexto, as organizações deixaram de lado crenças para valorizar um bem mais complexo e subjetivo, o capital humano.

0
Dislike0
User badge image

Isabela Gama Barbosa

Pode-se pensar a qualidade de vida no trabalho de muitas maneiras e a partir de muitos fatores (salário, condições de trabalho, jornada de trabalho etc). De modo geral, podemos dizer que a qualidade de vida no trabalho está muito relacionada ao modo como os trabalhadores se sentem inseridos na dinâmica do espaço em que trabalham (pode ser a empresa ou outras instituições). Um dos pressupostos para pensar a qualidade de vida no trabalho é, claro, que o trabalhador tenha "o básico" (salário justo, que leis trabalhistas sejam cumpridas, direitos trabalhistas garantidos, que haja preocupação com a saúde do trabalhador na realização de sua função), mas vai para além disso. Trabalhadores que têm a possibilidade de realizar suas funções com autonomia e criatividade para lidar com os problemas que surgem sentem-se muito mais motivados a estar trabalhando. O campo da psicologia que se propõe a pensar essas questões é a psicologia organizacional e do trabalho!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais