Buscar

caso concreto 3

1 - A Teoria do desenvolvimento psicossocial atribui importância não apenas às influências decisivas do período infantil, mas também afirma que o desenvolvimento humano ocorre ao longo do processo vital. A partir do exposto acima, marque a alternativa incorreta. a) Não há um tempo cronológico rígido para cada estágio de vida na Teoria do Desenvolvimento Psicossocial b) A cada novo momento do processo evolutivo surgem novas exigências do ser em desenvolvimento e do meio. c) Momentos críticos são crises que se referem à iminência de catástrofes sociais. d) Estímulos e necessidades, nessa teoria do desenvolvimento, assumem características distintas em cada estágio. e) A personalidade vai se estruturando, se adaptando e se reformulando, tendo como fundamento as experiências vividas.

💡 4 Respostas

User badge image

Regina Mendes

Boa pergunta 

1
Dislike0
User badge image

Sol Estudiosa

Olá!

A resposta correta encontra-se na letra d) Estímulos e necessidades, nessa teoria do desenvolvimento, assumem características distintas em cada estágio.


A Teoria do Desenvolvimento Psicossocial foi desenvolvida por Erik Erickison cujo embasamento se define na afirmativa de que o desenvolvimento psicológico ocorre de maneira cronológica, e em algumas etapas e fases bem definidas.


Nesse sentido, observa-se que a cada etapa perpassada, as necessidades e estímulos se alteram, em decorrência do amadurecimento psicológico dos individuos.

 

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Os estágios do desenvolvimento psicossocial de Erikson , como foi articulado na segunda metade do século XX por Erik Erikson em colaboração com Joan Erikson, é uma teoria psicanalítica abrangente que identifica uma série de oito estágios que um indivíduo saudável em desenvolvimento deve passar da infância até a idade adulta tardia . A teoria dos estágios de Erikson caracteriza um indivíduo que avança pelos oito estágios da vida como uma função de negociar suas forças biológicas e socioculturais. Cada estágio é caracterizado por uma crise psicossocial dessas duas forças conflitantes. Se um indivíduo reconciliar com sucesso essas forças (favorecendo o primeiro atributo mencionado na crise), elas emergirão do estágio com a virtude correspondente. Por exemplo, se uma criança entra no estágio da criança (autonomia versus vergonha e dúvida) com mais confiança do que desconfiança, ela carrega a virtude da esperança para os estágios de vida restantes. Os desafios dos estágios não concluídos com sucesso podem retornar como problemas no futuro. No entanto, o domínio de um estágio não é necessário para avançar para o próximo estágio. O resultado de um estágio não é permanente e pode ser modificado por experiências posteriore
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais