Buscar

Como é realizada a sinalização neural e exemplos dela.

💡 3 Respostas

User badge image

Taygla Rodrigues

atraves de sinapses e esse sinal cai na corrente sanguinea e vai para a celula espcifica

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre bioquímica, mais especificamente sobre sinalização neuronal.
As informações propagam-se no sistema nervoso através de sinais elétricos e químicos (sinapses), o sinal elétrico está relacionado com a velocidade e a distância na transferência de informação e atua por meio da alteração do potencial de repouso da membrana através do fluxo de íons, onde ocorrem uma despolarização seguida de uma repolarização da membrana.
Respondendo à pergunta, quando o neurônio pré-sináptico recebe o estímulo ocorre o influxo de sódio despolarizando a célula e logo após ocorre a repolarização por efluxo de potássio. Essa despolarização gera uma onda, percorrendo todo o neurônio e ao mesmo tempo que ela se aproxima do final ocorre abertura dos canais de cálcio liberando o neurotransmissor na fenda sináptica. Esse neurotransmissor liga-se ao receptor no neurônio pós-sináptico e assim ocorre a sinalização neuronal. Essa é a sinapse química. Ex: a acetilcolina, noradrenalina, são neurotransmissores que possuem diferentes funções dependendo do neurônio que está estimulando. Adrenalina no músculo cardíaco faz taquicardia.
Pode ocorrer, também, a sinapse elétrica que ocorre quando uma continuidade entre os neurônios pré e pós-sinápticos, os canais presentes são junções do tipo “gap”. Ex: no músculo liso onde ocorre os impulsos elétricos não possuem um sentido definido.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais