Buscar

Como se da a hidrolise básica de ésteres?

💡 2 Respostas

User badge image

Lucas Henrique

Hidrólise significa quebra de uma molécula pela água. A hidrólise salina pode ser definida como a reação entre moléculas de água e um sal, resultando em um ácido ou uma base fraca. Os íons provenientes de um sal, dissociados em solução aquosa, reagem com a água tornando a solução ácida, básica ou neutra.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A hidrólise corresponde à reação química de quebra de um componente pela reação com água, ou seja, tem-se reagente + água de um lado e um produto resultante da divisão do reagente.

A hidrólise dos ésteres, molécula com grupo funcional R1-COO-R2 onde R1 e R2 são radicais orgânicos (hidrocarbonetos, por exemplo). A reação de esterificação, ou seja, formação do éster, se dá pela reação entre um álcool e um ácido, como ilustrado abaixo:

\
Reação de esterificação/ Fonte: mundoeducacao

Como se pode ver na reação acima, a inversa da reação é justamente o que procuramos, ou seja a reação de hidrólise do éster resulta em ácido + álcool, formadores do éster.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais