Buscar

Marque a alternativa em que a substituição do termo destacado, pelo que está entre parênteses, mantém a coesão e a coerência do texto.

a. A palavra consenso, às vezes, passa a sensação de que é necessário reduzir, abrandar as divergências – e, portanto (porque), impedi-las.

b. Há conflitos que resolvemos consultando um livro, como a divergência sobre um dado histórico, ou uma calculadora, quando não concordamos sobre o resultado de uma conta. No entanto (portanto), há outro tipo de conflito que diz respeito a valores, decisões.

c. Mesmo que (embora) votássemos, acabávamos escolhendo entre duas posições que já tinham, ambas, feito concessão ao outro lado.

d. Política se faz com senso crítico. Portanto (mas) isso tem de ensinado nos bancos escolares.

e. O consenso se daria quando, em vez de uma votação, conseguimos aproximar os pontos de vista diferentes, chegando, talvez, à unanimidade. Mas esta é difícil e não pode ser imposta. Por isso (entretanto), gosto da ideia de um acordo que seja fruto de um processo de discussão e negociação.

💡 3 Respostas

User badge image

Leo Rodrigues

Letra c) mesmo que e embora são conjunções concessivas assumindo o mesmo papel na manutenção da coesão e da coerência

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Português, mais especificamente gramática.
As expressões embora e mesmo que possuem o mesmo valor semântico, sendo que essas duas expressões expressam o sentido de concessão.

Nas demais frases isso não ocorre. As expressões que estão destacadas não possuem o mesmo sentido das expressões que estão entre parênteses. Assim, apenas a frase: “Mesmo que (embora) votássemos, acabávamos escolhendo entre duas posições que já tinham, ambas, feito concessão ao outro lado.“ está adequadamente escrita.**


Portanto, a alternativa C: “Mesmo que (embora) votássemos, acabávamos escolhendo entre duas posições que já tinham, ambas, feito concessão ao outro lado.“ está correta.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais