Buscar

Qual estrutura da superfície da membrana plasmática que atua como proteção para a célula humana?

💡 4 Respostas

User badge image

Albany Ramos

Estrutura lipoproteica

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A membrana plasmática, também chamada de membrana celular, é constituída por lipídeos (glicolipídeos, colesterol e fosfolipídios) e proteínas. Possui diversas funções como, o controle da entrada e saída de substâncias, proteção física e reconhecimento de substâncias.

A estrutura da membrana plasmática responsável por proteger a célula humana controlando o fluxo de substâncias é a bicamada lipídica.

A bicamada lipídica celular é composta por diferentes tipos de lipídios na sua composição, além de diferentes tipos de proteínas. Quanto aos tipos de lipídios encontrados na bicamada lipídica é possível observar a presença de fosfolipídios, entre os quais os mais abundantes são os esfingolipídios e os fosfoglicerídios, esses últimos podendo ser fosfatidilcolina, fosfatidiletanolamina, fosfatidilserina e fosfatidiltreonina; também encontramos esteróis e glicolipídios. Quanto as proteínas podemos ter proteínas intrínsecas, extrínsecas e glicoproteínas.

A bicamada lipídica possui dois folhetos, um voltado para o exterior da célula e outro para o seu interior, e a proporção de cada tipo de lipídio e proteínas em cada uma dessas faixas é diferente, o que as torna assimétricas e com diferentes cargas iônicas. Por exemplo, quanto aos tipos de lipídio nos eritrócitos humanos a camada voltada para o exterior possui uma concentração maior de esfingomielina e fosfatidilcolina, enquanto a camada voltada para o interior da célula possui uma quantidade maior de fosfatidiletanolamina e fostatidilserina se comparado à camada exterior. Isso faz com que as duas camadas possuam propriedades físicas e químicas diferentes entre si.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais