Buscar

sobre a patologia do periodonto como diferenciar gengiva sadia de gengiva normal?

💡 1 Resposta

User badge image

Acacio Jacobsen

A gengiva é composta pelos tecidos epitelial e conjuntivo, formando uma faixa de mucosa mastigatória em torno dos dentes decíduos e permanentes. É limitada na sua superfície vestibular pela linha mucogengival, que a separa da mucosa alveolar. 

Em condições normais, é nítida a transição mucogengival, pois a gengiva apresenta-se em cor rosa pálida e a mucosa alveolar adjacente é vermelha, lisa e brilhante. No palato, a distinção entre a gengiva e a mucosa palatina não é possível. 

Quando saudável, a gengiva é representada por características clínicas específicas, como coloração rosa-pálida, superfície corrugada (aspecto de casca de laranja) e consistência firme, estando fortemente aderida ao periósteo subjacente. Quando submetida à sondagem periodontal, sua profundidade poderá variar de 1 a 3mm, não devendo apresentar sangramento ou supuração a este exame.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais