Buscar

A empresa, querendo maximizar seus ganhos, deixou de recolher alguns direitos trabalhistas. O que é possível afirmar sobre essa conduta?

💡 3 Respostas

User badge image

Alvaro Ferrari

Péssima, pois o que mais sai prejudicado por essa conduta é o funcionario, não que o empresário não saia prejudicado, porém o funcionário perde mais. Um dos motivos é a falta de depósito do FGTS onde para o colaborador é sua reserva, caso venha a ser demitido ou faça o acordo aprovado pela reforma trabalhista. Outro motivo que a empresa fica em endividamento, ficando restrito a licitações que venham a ser promovidas, por falta de certidoes negtivas elas não conseguem nem concorrer a licitações! E outras sançoes que a RFB pode estabelecer!

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para compreender melhor sobre como se dá a relação entre a empresa e o colaborador especialmente quando esta falta com as suas obrigações garantidas em lei vamos utilizar nossos conhecimentos sobre Legislação trabalhista.
É dever da empresa realizar os descontos relacionados ao INSS, cerca de 6% sendo metade paga pelo trabalhador e a outra metade deve ser garantida pela empresa, além dos depósitos compulsórios relacionados ao FGTS.

Quando uma empresa falha com as suas obrigações trabalhistas perante aos funcionários cabe ao governo cobrar a empresa, por meio dos órgãos competentes a essa titularidade. Ainda assim, o trabalhador não pode ser prejudicado de nenhuma forma.

A empresa possui uma conduta que vai contra a legislação trabalhista brasileira, sendo imoral e antiética e, portanto, deve lidar com todas as medidas cabíveis a sua punição.


De acordo com o artigo 33º da Lei 8.212/1991 afirma que o trabalhador não pode ser prejudicado , tendo em vista que cabe à Secretaria da Receita realizar a fiscalização das empresas no que tange o pagamento correto das obrigações trabalhistas e sociais.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais