Buscar

uninter apol 2

Considere o trecho de texto:

“[...] o termo governance surgiu nas últimas décadas do século XX, como resposta a uma demanda de estruturas de poder e governo infra e supra estatais, uma forma de limitar ‘a perda de eficácia nos processos decisórios que são cada vez mais especializados e compartimentados’. Os principais difusores desse termo são o Banco Mundial e a Terceira Via”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LAGARES, Luzenir Poli Rosilene. Dilemas da gestão democrática da educação frente ao contexto da Nova Gestão Pública. RBPAE, v. 33, n. 3, p. 835-849, set./dez. 2017, p.841.  <https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/76080>. Acesso em 1 fev. 2019.

Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre a reorientação da governança urbana no final do séc. XX, é correto afirmar que:

  A

o Poder Público deixou de ser o principal provedor do bem-estar social, de infraestrutura e de serviços públicos, o regulador do espaço urbano.

  B

o Poder Público passou a assumir todos os setores do bem-estar social, causando uma desestrutura nas finanças.

  C

os grandes conglomerados industriais passaram a dividir com o poder público a responsabilidade pelo bem-estar social.

  D

durante boa parte do século XX, o poder público passou a ser administrado por iniciativas populares.

  E

toda a política de bem-estar social passou para a responsabilidade da iniciativa privada, e o Poder Público passou a ser regulador das ações.

💡 4 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Para compreender melhor sobre a importância do poder público bem como a sua função na cidade vamos utilizar nossos conhecimentos sobre Filosofia da Educação.Quando tratamos do que conhecemos como poder público devemos analisar a sua importância nos termos da esfera social, com o principal intuito de manter o ordenamento e bem-estar da população como um todo. No que se refere ao texto utilizado no enunciado da questão temos que existem limitações que estão associadas às ações do poder público, especialmente quando há interferência no interesse corporativo e financeiro de grandes empresas no limiar de algumas atividades da sociedade.Dessa forma, a alternativa que sugere de forma correta, qual é o papel do poder público, independente da função empresarial que está interessada no seu poder é alternativa a. O poder público passou a se interessar menos pelo bem-estar geral da população e passou a integrar uma esfera de assistencialismo empresarial que permite a manutenção do seu poder.
1
Dislike0
User badge image

Miriã golfetto

não sei

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais