Buscar

O que diferencia uma lei complementar de uma lei ordinária?

💡 2 Respostas

User badge image

Thereza Cristina Faccio de Castro

A Lei Ordinária pode ser aprovada por maioria simples (art. 47 CF), é exigida de modo residual, ou seja, nos casos em que não houver expressa exigência de Lei Complementar.

A Lei Complementar deve ser aprovada por maioria absoluta (art. 69 CF), é exigida para dispor sobre materias de elevada importancia ou materia específicas da Constituição como por exemplo art. 18, parágrafo 2 da CF (criação de território federal). A Lei Complementar tem o propósito de complementar, explicar ou adicionar algo à constituição, e tem seu âmbito material predeterminado pelo constituinte.

Segundo jurisprudência do STF não existe tal hierarquia, mas o STJ acha que existe justamente por causa da diferença entre os quóruns, sendo a lei complementar hierarquicamente superior a lei ordinária.

2
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

São basicamente duas diferenças:

Lei Complementar só pode tratar dos temas taxativamente previstos na Constituição Federal. A Lei Ordinária, por sua vez, é residual, ou seja, dispõe sobre tudo que não for objeto de Lei Complementar.

Além disso, essas espécies normativas também diferem quanto ao quórum de aprovação. A Lei Complementar depende de maioria absoluta, e a Lei Ordinária de maioria simples.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais