Buscar

Quais são os benefícios da arborização urbana? e suas características.

💡 3 Respostas

User badge image

LILIA FIGUEREDO

https://digicade.com.br/blog/o-que-e-arborizacao-urbana-e-quais-as-suas-vantagens/

 

Segue uma resposta bastante completa a respeito, bons estudos!

1
Dislike0
User badge image

lucianno gol

1- Bem-estar da população
Quem não gosta de passear no parque da cidade para relaxar e descansar a mente? Pois é, e é exatamente isso que contato com a natureza proporciona. As plantas são um ótimo recurso para reduzir o estresse provocado pela vivência na cidade grande, o que acaba por aumentar a qualidade de vida, transmitindo uma sensação de paz para os moradores.
2- Valorização do turismo local
Sabemos que atrair turistas está diretamente ligado ao comércio local, já que quanto maior o número de visitantes, maior o lucro com o turismo da cidade. Áreas verdes tem o poder de disfarçar as imperfeições da cidade, se tornando uma grande aliada para humanizar estabelecimentos comerciais, provocando a valorização da cidade.
As plantas dão a sensação de um ambiente mais acolhedor e tranquilo, exatamente o que muitos turistas procuram no momento de escolher um destino para descansar depois de uma semana exaustiva de trabalho.
O paisagismo correto busca valorizar o local, promovendo a interação da cidade com as áreas verdes de uma forma harmoniosa, considerando a vegetação local e as características das construçõe.
3- Contribuição com a saúde da população
Um dos principais e mais vantajosos benefícios que o paisagismo traz para os grandes centros urbanos é a melhora na saúde dos moradores. Uma árvore é capaz de absorver cerca de uma tonelada de CO², o que reduz os gases de efeito estufa, além de filtrar grande parte das partículas de elementos tóxicos, como enxofre e manganês.
Assim como ter plantas em casa trazem inumerosos benefícios para a saúde, é indispensável para uma cidade possuir uma boa biodiversidade.
Além disso, as plantas geram oxigênio e aumentam a umidade do ambiente, o que melhora a qualidade do ar e beneficia, principalmente, pessoas que enfrentam problemas respiratórios. Portanto, quanto mais densa a área verde, mais protegidos de doenças respiratórias estarão os moradores.
4- Ameniza elevadas temperaturas
As áreas verdes são responsáveis melhorar o conforto térmico da cidade, seja pela sombra das árvores ou pela respiração das espécies. Pesquisas comprovam que a diferença de temperatura entre cidades com áreas verdes e as cidades que não possuem nenhum tipo de paisagismo pode chegar a mais de 4ºC.
Como citamos anteriormente, as plantas ampliam a umidade do ar, o que traz uma considerável melhoria microclimática, uma vantagem e tanto, principalmente para as cidades que possuem uma temperatura média muito elevada durante o ano.
5- Qualidade ambiental
Devido a expansão dos centros urbanos, a natureza vem perdendo cada vez mais espaço para grandes prédios e avenidas, e a consequência disso é a perda dos benefícios que a natureza traz para os humanos.
Quando nem uma pequena parte dessa área verde desmatada é reposta de alguma forma dentro da cidade, quem fica no prejuízo são os próprios moradores. Esse impacto ambiental provocado pelas grandes cidades pode ser amenizado através da cobertura vegetal que o paisagismo proporciona.
6- Aproveitamento de áreas abandonadas
O que antes era uma área abandonada da cidade pode se tornar um centro de convívio social, justamente para quem busca fugir do estresse e da conturbada vida moderna.
Além disso, essas áreas abandonadas, que antes poderiam ser utilizadas como esconderijos para usuários de drogas, podem se transformar em um centro de lazer para as famílias da região.
7- Benefícios para a economia
Quando se trata do custo-benefício, o paisagismo urbano é bem interessante. As áreas verdes geram alta rentabilidade, visto que, haverá uma melhora da saúde e vida em comunidade, o que gera economia nos gastos com saúde pública.
Além disso, o paisagismo contribui com a valorização do turismo local, aumentando as atividades econômicas nas redondezas e colaborando com a economia.
Com o crescente número de pessoas que buscam trabalho em áreas urbanas, a beleza da cidade é um dos fatores que são levados em consideração no momento da escolha. Portanto, criar e manter áreas verdes deve ser considerado um ótimo investimento para as cidades.
É importante destacar que são necessários cuidados importantes para manter as áreas verdes sempre bem preservadas, por isso, é fundamental que seja realizada uma manutenção periódica por uma equipe especializada, garantindo a qualidade das plantas e a conservação do local.
Um projeto de paisagismo precisa ser estudado e elaborado com calma, para que possa atender as necessidades e valorizar ainda mais a cidade. Portanto, vale muito a pena investir no paisagismo urbano, a fim de proporcionar uma melhor qualidade de vida aos moradores.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais