Buscar

O que é afeto para Spinoza?

💡 2 Respostas

User badge image

Paula Barreto Cortez

Segundo Spinoza, um afeto é uma mudança ou modificação que ocorre simultaneamente no corpo e na mente. A maneira como somos afetados pode diminuir ou aumentar a nossa vontade de agir.

0
Dislike0
User badge image

Isabela Gama Barbosa

Spinoza pensava que nos contituímos subjetivamente a partir de encontros: eu, ao encontrar com o outro, me torno algo diferente do que era antes desse encontro. Esse encontro pode ser com outras pessoas, mas também com qualquer outro elemento do mundo: a natureza, os animais, as instituições... Podemos dizer então que esses encontros produzem modulações, ou seja, modos de ser de nossos corpos (corpo não apenas no sentido biológico, inclui a mente), que estão sempre diferindo. Os afetos são entendidos então como afecções do corpo, nosso estado em determinada modulação. Pode ser triste, alegre, amoroso, odioso... por aí vai! Tudo depende de como as propriedades de um outro corpo se ligam às do nosso, podem produzir um encontro ótimo, sem graça ou terrível! Muitas são as possibilidades. E são justamente os afetos que podem aumentar ou diminuir nossa potência de agir, ou seja, nossa capacidade de estar no mundo inventando novas relações e sendo felizes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais