Buscar

Em qual momento, a União reforçou sua participação no financiamento da educação básica e como foi esse reforço?

💡 4 Respostas

User badge image

Evelyn Carolini

A União reforçou sua participação no financiamento da educação básica a partir de 1946, ou seja, após o fim do Estado Novo e durante o período populista da história de nossa República.

O fez por meio da constituição de um fundo exclusivamente voltado para a educação, com o repasse de impostos federais para os estados e municípios e o estabelecimento, por legislação, de investimentos mínimos a serem feitos pelas três esferas na área educacional, impulsionando o setor, estratégico para o país.

 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Neste exercício, serão aplicados os conhecimentos adquiridos para explicar o momento e a maneira como a União reforçou a sua participação no financiamento da educação básica.A educação básica começou a receber mais atenção por parte da União nos anos 1940, pouco depois do fim do Estado Novo. Essa atenção foi consolidada com a Constituição de 1946, que estabeleceu, dentre outras coisas, os seguintes princípios:

  • A educação deve ser um direito de todos os cidadãos.

- A educação básica deve ser acessível e obrigatória a todos os cidadãos.

- A educação deve prezar pela liberdade e solidariedade.

- Os setores públicos serão responsáveis pela administração do ensino.Além disso, graças ao Fundo de Participação dos Estados e Fundo de Participação dos Municípios, começou a haver um significativo repasse de impostos para a Manutenção e Desenvolvimento do Ensino.Resumidamente, a educação básica de fato foi financeiramente reforçada pela União. Isso ocorreu através da Constituição de 1946.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais