Buscar

Pegue a escala de tempo geológico e cite as principais características do período Siluriano e Devoniano.

💡 4 Respostas

User badge image

Rhian Vilar

Siluriano: Na escala de tempo geológico, o Siluriano ou Silúrico é o período da era Paleozoíca do éon Fanerozoíco que está compreendido entre 443 milhões e 416 milhões de anos atrás, aproximadamente. O período Siluriano sucede o período Ordoviciano e precede o período Devoniano, ambos de sua era. O nome provém de uma tribo celta, ao sul de Gales, os Silures. No ínicio desse período a medida que o gelo derretia e subia o nível do mar,as populações marinhas voltavam-se a se expandir,principalmente nas regiões equatoriais junto ao continente Euroamericano. As colisões das placas formaram uma cordilheira de montanhas,que bordeava os Estados Unidos,continuando pela Inglaterra,Groelândia e Noruega,junto ao oceano Ártico. Com o restabelecimento do clima,o mar transgrdiu sobre vários continentes e vida voltou a proliferar-se,constituindo enormes recifes calcários,bem como o desenvolvimento de braquiópodes,moluscos,conodontes e estromatoporoides. Os peixes tiveram rápida expansão e atingiram a água doce,apareceram os primeiros peixes ósseos,diversificando-se com rapidez. Nesse período aparecem as primeiras plantas com sistema vascular primitivo,que conduzia água e alimento das raízes as folhas,as licophitas. Aparecem artrópodes aquáticos,aracnídeos e miríapodes.

Teor médio de oxigênio atmosférico durante o período:ca. 14 Vol %
(70 % do nível atual)

Teor médio do dióxido de carbono atmosférico durante o período:ca. 4500 ppm
(16 vezes o nível pré-industrial).

Temperatura média da superfície durante o período: 17 °C

Nível do mar: acima dos dias de hoje

Durante o Siluriano começam a se expandir, em todas as áreas equatoriais, recifes constituídos por corais de grupos primitivos e extintos. Nestas regiões de plataformas continentais oceânicas também se desenvolviam “lírios-do-mar” (Crinoideos) e os braquiópodos eram bastante variados.

Os vertebrados (peixes), surgidos ainda no final do período Cambriano, experimentam interessantes diversidades morfológicas, representados principalmente pelos Agnatos ostracodermos, que eram desprovidos de maxilas.

Ao final do período Siluriano são registradas as primeiras floras e faunas habitantes de áreas continentais.

Quanto a paleogeografia: Em virtude do movimento da placa da litosfera, por volta do Siluriano, mais ou menos 420 milhões de anos atrás, muitos dos fragmentos continentais trocaram de posição. O Gondwana tinha se movido mais para o Pólo Sul, trazendo consigo continentes como Antártica, América do Sul e África do Sul. Austrália, América do Norte, partes de China e Europa contudo, ainda estavam unidas na região do equador. O Gondwana continuou sendo o maior continente e haviam poucas outras massas continentais, muito menores, todas separadas umas das outras.

Devoniano

Na escala de tempo geológico, o Devoniano ou Devónico, é o período da era Paleozoíca do éon Fanerozoíco que está compreendido entre 416 milhões e 359 milhões de anos atrás, aproximadamente. O período Devoniano sucede o período Siluriano e precede o período Carbonífero, ambos de sua era.

Neste período os continentes de Laurentia e Báltica colidem e formam o continente de Euramérica, reduzindo o número de continentes do mundo para três (os outros dois são Sibéria, no norte, e Gondwana, no sul). Os continentes começam a se aproximar cada vez mais, já indicando sua futura união para formar Pangeia. O clima era quente e o nível dos oceanos alto. o que fez com que muitas terras fossem cobertas por mares rasos, onde proliferavam grandes recifes de coral.

As rochas deste período foram estudadas pela primeira vez em Devon,região da Inglaterra.A Terra dividia-se em três continentes,Euroamericano,Gondwana e Siberiano.

O clima era quente,com extensas plataformas rasas capazes de desenvolver recifes e grande variedade de fauna marinha,encontrada como fósseis de ammniotes,braquiópodes,conodontes,corais,equinodermos,nautiloides. Os trilobitas evoluíram,produzindo carapaças mais resistentes aos predadores.Os vertebrados eram representados pelos peixes,alguns gigantescos(placodermos) que media mais de 10m de comprimento. Nesse período os peixes sofreram uma grande evolução,culminando com as formas pulmonadas e com nadadeiras lobadas,os crossopterídeos,ancestrais dos anfíbios. Durante o Devoniano, ocorre a proliferação dos peixes, que dominam de vez os ambientes aquáticos, motivo pelo qual o Devoniano é conhecido como "a idade dos peixes"; Além dessa proliferação, surgem os primeiros peixes com mandíbula. Surgem também os primeiros tubarões e os placodermos assumem o trono no topo da cadeia alimentar, porém se extinguem no final do período. Além disso, é neste período que surgem os primeiros anfíbios. Os graptólitos graptolóides extinguem-se e os trilobites iniciam sua decadência. Neste período também surgem as primeira formas de ammnoides, que só serão extintos no final do período Cretáceo, junto com os dinossauros. Com relação a vida terrestre, esta permanece dominada por artrópodes, dentre eles escorpiões e centopeias.

As plantas com sementes expandiram-se sobre a Terra (gimnospermas),formando as primeiras e iniciais "florestas" no final do período,garantindo vida de insetos voadores e de anfíbios que se deslocavam nesse ambiente. Um resfriamento do clima,a diminuição do nível do mar e talvez,segundo alguns presquisadores,o impacto de meteoritos reduziram as espécies de animais em 80%,e 20% das famílias desaparecem,afetando os amonites,braquiopodes,conodontes e trilobitas,caracterizando um evento de extinção em massa. As plantas, neste período que os licópodios, samambaias e progimnospermas formam os primeiros bosques. Nestes bosques algumas samambaias arborescentes e árvores (como Archaeopteris e a classe Cladoxylopsida, por exemplo) podiam ultrapassar os 20 metros de altura. Muitas destas arvores já apresentavam madeira de verdade (lignina) em seus troncos.

Essas primeiras florestas e se espalhavam sem limites, devido ao fato de praticamente não existirem ainda animais herbívoros. Elas também absorviam enormes quantidade de dióxido de carbono e bombeavam para a atmosfera muito oxigênio, possivelmente estes fatos contribuíram para o maior desenvolvimento da vida terrestre em nosso planeta.

Em torno de 380 milhões de anos são registrados os primeiros fósseis de tetrápodos (anfíbios). No Período Devoniano, mais ou menos 390 milhões de anos atrás, haviam essencialmente duas grandes massas continentais. O Gondwana era ainda, sem dúvida, o maior dos continentes. Mas muitas partes da América do Norte, Europa e Ásia haviam se fundido para formar um segundo continente de tamanho significativo, a Laurásia.

Teor médio de oxigênio atmosférico durante o período:15 Vol % (75 % do nível atual)
Teor médio do dióxido de carbono atmosférico durante o período:ca. 2200 ppm (8 vezes o nível pré-industrial)

Temperatura média da superfície durante o período:ca. 20 °C (6 °C acima do nível atual)

 

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os períodos, Siluriano e Desoniano são dois dos seis períodos geológicos da era paleozoico.


Período Siluriano: Foi marcado por derretimento das calotas polares e elevação do nível dos mares. Surgiram recifes de corais e os primeiros peixes com mandíbula. Os artrópodes invadiram o ambiente terrestre e, no final do período, apareceram animais e plantas em áreas continentais. É o período de surgimento dos amonites (animais marinhos).

Período Devoniano: É o período dos peixes. Nesta fase da história da Terra, apareceram plantas de pequeno porte e os corais atingiram o apogeu. Surgiram os primeiros anfíbios, licopsídeos, insetos voadores. Os insetos tiveram grande desenvolvimento e peixes começaram a deixar a água, com transformação de nadadeiras em quatro patas.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Os períodos, Siluriano e Devoniano são dois dos seis períodos geológicos da era paleozoico.

Período Siluriano: Foi marcado por derretimento das calotas polares e elevação do nível dos mares. Surgiram recifes de corais e os primeiros peixes com mandíbula. Os artrópodes invadiram o ambiente terrestre e, no final do período, apareceram animais e plantas em áreas continentais. É o período de surgimento dos amonites (animais marinhos).

Período Devoniano: É o período dos peixes. Nesta fase da história da Terra, apareceram plantas de pequeno porte e os corais atingiram o apogeu. Surgiram os primeiros anfíbios, licopsídeos, insetos voadores. Os insetos tiveram grande desenvolvimento e peixes começaram a deixar a água, com transformação de nadadeiras em quatro patas.

Fonte: http://www.cprm.gov.br/publique/Redes-Institucionais/Rede-de-Bibliotecas---Rede-Ametista/Canal-Escola/Breve-Historia-da-Terra-1094.html

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais