Buscar

todas

Richter (2001) registra o seguinte comentário: “Só falta pedir para não sujarem os pincéis! Ou melhor: para não pintarem! Pintar e sujar tornam-se um ato só. Esses nãos geralmente são ditos em tom de voz já irritado e enojado pelo adulto de cara amarrada (talvez por suas lembranças de infância). Adulto preocupado e nada satisfeito ante o que já sabe que irá acontecer: o caos.”A fim de evitar inibir o processo de criação da criança recomenda-se que os professores evitem utilizar algumas expressões, ou, caso relamente necessitem utilizar, que o façam com cautela. Entre as frases abaixo aponte aquelas que correspondem a este contexto.
 

I. “Cuidado com a roupa”.

II. “Não suje a mesa”.

III. “Não suje o chão”.

IV. “Não pode sujar nada”.

V. “Não coloque a tinta na boca”.

Escolha uma:

a. Não devem ser evitadas as frases expostas em I, IV, pois os pais das crianças podem não gostar de receber seus filhos com roupa danificada e o assentimento dos pais é um dos aspectos primordiais a serem observados nas aulas de artes.

b. Deve ser evitada a frase exposta em V, pois as crianças necessitam experimentar o material de diferentes maneiras. Sentindo o sabor das tintas as crianças entenderão que sua função não é a de alimentar e automaticamente deixarão de ingerir o produto.

c. Não devem ser evitadas as frases expostas em II e IV, pois as crianças devem estar bem cientes do perigo de danificar o patrimônio e o risco destes danos deve ser observado com prioridade às experiências artística.

d. Devem ser evitadas as frases expostas em I, II, III e IV, pois podem inibir a expressão da criança. Quando houver real necessidade de alertar as crianças o professor deve estar atento ao seu tom de voz e a modo como pronuncia sua recomendação.

e. Não deve ser evitada a frase exposta em IV, pois já serve de alerta para todas as demais negativas. O professor deve dizer desde logo aquilo que a criança não deve fazer para que as regras fiquem claras e o trabalho produzido seja limpo e sem contratempos.

💡 1 Resposta

User badge image

Mateus Narcizo

resposta D

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais