Buscar

Olá, preciso saber quais são as técnicas da retórica?

💡 3 Respostas

User badge image

JP Acadêmica

Boa noite!

Precisando de aporte no desenvolvimento de trabalhos acadêmicos, conte com uma empresa que está há 16 anos no mercado... conte com a JP assessoria acadêmica. Conheça os nossos serviços visitando o site: www.jpassessoriaacadem.wix.com/jpassessoria 

0
Dislike0
User badge image

vitor fox

A retórica ou discurso argumentativo é o discurso da convicção.
Argumentar é levar o outro à aderir a nossa tese por meio de procedimentos argumentativos que podem ser de caráter:

- Ético: Onde o orador transmite conhecimento prático do assunto e uma impressão favorável de seu próprio caráter. Ex: Num congresso médico, o orador falará  com conhecimento de causa sobre o que ele apresentará, demonstrando segurança, embasado por suas pesquisas. Esse tipo de discurso é caracterizado pelo afastamento: O orador usa um vocabulário mais preciso, com o sentido mais literal da palavra possível. As frases são mais densas, em geral na 3ª pessoa e o discurso tem um tom de monólogo.

- Lógico: Onde o orador ,centrado na mensagem, utiliza-se coerentemente de exemplos, ilustrações e fatos da realidade. Ex: Num debate político mediado por um jornalista, os candidatos devem apresentar suas propostas com coerência e quanto mais ilustrações tiverem de seus feitos e comparações com a realidade, mais chances tem de convencer o público.
 
- Patético: O discurso é centrado no ouvinte. É feito para despertar emoções na audiência , explorando o senso comum,mitos e símbolos valorizados pelos receptores. Ex: Culto religioso, propaganda publicitária,etc.. Nesse tipo de discurso, caracterizado pelo envolvimento, há o uso da primeira pessoa, as frases são mais curtas, o vocabulário é mais expressivos e vagos, usa-se muito "voce" para dialogar com a plateia e envolvê-la com o orador.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais