Buscar

Qual a relação entre Estado excitatorio ou facilitado e os diferentes tipos de estímulos que ocorrem em um agrupamento funcional?

💡 4 Respostas

User badge image

Daniel Ribeiro

Boa pergunta 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Fisiologia.
As sinapses são junções entre as terminações de neurônios onde agem os neurotransmissores (mediadores químicos), transmitindo o impulso nervoso de um neurônio para outro, ou de um neurônio para uma célula muscular ou glandular.

As sinapses permitem a conexão entre células vizinhas, dando continuidade à propagação do impulso nervoso por toda a rede neuronal. Os neurônios fazem a comunicação entre os órgãos do corpo e o meio externo através de sinais elétricos que percorrem todo o neurônio.

Existem sinapses inibitórias e excitatórias entre os neurônios.


Nesse contexto, a sinapse excitatória é o nome dado quando o sinal produzido na membrana pós-sináptica é a despolarização, iniciando o potencial de ação.
0
Dislike0
User badge image

Carolina Coutinho

-Deve se lembrar que para que haja um potencial de ação deve-se observar descargas simultâneas sobre um neurônio é o estimulo excitatório;

- Se houver descargas acima do necessário para que se desencadeie um potencial de ação o estimulo é chamado supraliminar; (Excitatório)

- Em alguns casos, o potencial de membrana pode estar levemente alterado, mas não o suficiente para atingir o potencial limiar (subliminar). Essas células são chamadas de facilitadas, ou seja, elas são mais excitáveis porque potenciais pós-sinápticos excitatórios menores que o normal levam a célula para o limiar, deflagrando potenciais de ação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais