Buscar

Alguém tem respostas das discursivas de sociedade educação e Cultura.?

💡 2 Respostas

User badge image

Eduarda Monyk

se for a redação 

1. Na principal literatura sobre a história da sociologia, desde sua origem na Modernidade, diversas concepções de Sociologia foram constituídas. Entretanto, é comum encontrarmos autores variados representando diferentes ramos sobre a Sociologia. Estes ramos têm suas finalidades, objetos de estudos, propósitos e pretendem desenvolver teorias específicas em suas áreas, como no caso da sociologia da educação. Nesse contexto, escreva uma redação com o tema: OS PRINCIPAIS ASPECTOS DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO.
Resposta Esperada:

Ao estudar sobre os diversos ramos da Sociologia encontraremos variações como: Sociologia Urbana, Sociologia da Religião, Sociologia do Conhecimento, Sociologia Jurídica e Sociologia da Educação, entre outros. Para alguns teóricos, a Sociologia enquanto ciência que investiga a sociedade tem como um dos seus principais temas de estudo a realidade da educação.

A educação é uma instituição social, é uma necessidade humana e por isso envolve normas, regras, valores, leis e atitudes. Estes elementos são transmitidos através do trabalho do processo educativo. Todos esses elementos são cruciais na formação da sociologia como ciência. De outra maneria, a Sociologia tem o tema da educação como campo de pesquisa, acreditando que qualquer atividade humana é formada por processos educativos. 

O estudo da Sociologia tem um relevante trabalho capaz de ajudar no entendimento e na organização da educação. A compreensão sobre o contexto da educação, a partir de estudos sociológicos, abarca questões amplas sobre a natureza humana e da sociedade. A verificação e o estudo sobre as políticas educacionais também fazem parte do campo da sociologia da educação, bem como os mecanismos de transmissão, avaliação e socialização de conhecimentos.

O início da Sociologia da Educação ocorreu  no século XIX através do trabalho do sociólogo Émile Durkheim, em seu livro "Educação e Sociologia", trabalho que consagrou a educação como o principal tema de investigação da Sociologia.

SE FOR A 3 PROVA REDAÇÃO

1. Nos estudos de Sociedade, Educação e Cultura, podemos compreender  que o Brasil é formado por uma sociedade plural. Neste sentido, é possível afirmar que existem "vários brasis?, apontando à ampla miscigenação racial, a diversidade cultural e as peculiaridades regionais. Diante disso, disserte sobre os desafios que estas diferenças indicam aos espaços educacionais.
Resposta Esperada:

Como componentes da "sociedade plural" e dos "vários brasis" contribuem as diferentes etnias, formadas por imigrantes de diferentes países, bem como as constantes migrações que colocam em relação de contato e troca diferentes grupos e regiões. Por outro lado, existe também a manifestação de preconceitos e discriminações, e que neste contexto reside o grande desafio da escola em favorecer as relações pautadas na diversidade, respeito mútuo, indicando que da "plurietnicidade" resulta o vasto patrimônio sociocultural brasileiro um dos caminhos para dar conta deste desafio está na estratégia de valorizar a origem e trajetória de luta/sobrevivência dos grupos e dos indivíduos que compõem a sociedade brasileira.


2. Zygmunt Bauman (1925), sociólogo polonês contemporâneo, defende em suas obras a ideia de que o mundo vigente é líquido, fluido e dinâmico, porém fortemente carregado de incertezas, inseguranças, medos e ameaças constantes. Diante destas afirmações, disserte sobre os argumentos e os exemplos que sustentam a teoria do sociólogo polonês.
Resposta Esperada:

A tecnologia, em constante evolução, exclui vagas de empregos e ao mesmo tempo oferece novas oportunidades. No entanto, exige do ser humano novas competências e habilidades, entre elas a capacidade de se moldar e se adaptar de acordo com as estruturas já existentes, bem como as que poderão vir a existir. Os laços de relações constituídas entre as pessoas deixam de ser duradouras até o final da vida e passam a ser compreendidas e vividas a curto prazo. O caráter do consumismo está em incentivar a máxima utilização das coisas, o sucessivo descarte e a substituição por novas aquisições. Os valores de mercado e de negócios se tornam prioridade com relação aos governos, instituições, populações e tradições. Por outro lado, afloram os medos e a angústia em meio às pessoas que vivem em grandes cidades, as quais são estimuladas a assumir uma ação defensiva, na qual as pessoas buscam cada vez mais proteção, construindo muros, contratando seguranças e vigias particulares, passam a dirigir veículos blindados ou com escoltas, munem-se de porretes e revólveres e frequentam aulas de artes marciais.

 

1
Dislike0
User badge image

Mirian Bertotti

Alguém tem algo sobre JOGOS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS?? UNIASSENVI
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais