Buscar

De acordo com Cervo e Bervian (2002), como é definido o conhecimento filosófico?

💡 1 Resposta

User badge image

Ana Carla Lima

O conhecimento filosófico distingue-se do conhecimento científico pelo objeto de investigação e pelo método. Enquanto na ciência os objetos são imediatos, próximos e sensíveis, na indagação filosófica o objeto não está sujeito à experimentação, ou seja, são de origem supra-sensível e ultrapassam a experiência.

Uma das características e a busca do significado das coisas na ordem geral do mundo e refletir sobre estas além de sua aparência. Podemos aplicar a Filosofia a qualquer área do conhecimento, inclusive sobre a própria ciência, seus métodos, valores e pressupostos, quando então a chamamos de Epistemologia.

O refletir sobre o mundo muda os problemas ao longo do tempo e, com isso, deslocam-se os temas de reflexão filosófica. Portanto, tudo pode ser objeto de reflexão do conhecimento filosófico, como o mitológico, a arte, a vida e até o ato de conhecer em si. A filosofia procura refletir sobre este saber, interroga-se sobre ele, problematiza-o.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais