Buscar

Diferenças entre Licenciatura e Bacharelado em Educação Física

O culto ao corpo e a manutenção da saúde são dois temas muito abordados hoje em dia no Brasil. A Educação Física é a área que estuda atividades ligadas ao aperfeiçoamento, reabilitação e/ou manutenção da saúde do corpo humano. O profissional formado na faculdade de Educação Física trabalha tanto com atividades físicas não competitivas, quanto com esportes. Com mais de 30 campos de atividades, separados em escolar e não escolar.

Licenciatura e bacharelado em Educação Física são diferenciados pelas áreas de atuação. O licenciado poderá atuar somente como professor no ensino fundamental e médio ou realizar pesquisas na área científica. Para isso o aluno da licenciatura deve se situar durante a graduação como funcionam as práticas escolares. Com duração de 3 anos e a carga horária de 2.800 horas de acordo com a Resolução CNE/CP nº 1/2002.

O bacharel tem um campo de atuação muito mais extenso: ginástica, natação, musculação, hidroginástica, personal training, técnico em esportes, etc. O bacharel tem de ter conhecimentos para treinar vários ou poucos atletas, em treinamentos físicos ou práticas esportivas. A duração é de 4 anos com uma carga horária de 3.200 horas autorizado pela Resolução CNE/CES 7/2004.

Ricardo Manetti licenciado em Educação Física e cursando bacharel explica que as restrições impostas para os licenciados são feitas pelo CONFEF – Conselho Federal de Educação Física. Segundo o MEC – Ministério da Educação, o licenciado pode atuar em todas as áreas da Educação Física. “Em Goiás, o Ministério Público, após consultar o MEC, liberou o licenciado para atuar em todas as áreas da educação física. No entanto o bacharel não pode atuar com educação”.

💡 4 Respostas

User badge image

Samuel Cordeiro

Engraçado que o bacharel pode atuar mais na licenciatura tem cadeira da natação e por que se não poder atuar?
1
Dislike0
User badge image

Leonardo

Até 2004 existia a Licenciatura Plena em Educação Física, que possibilitava ao formado atuar em todas as áreas do mercado de trabalho.

Entretanto, a partir de 2005 todas as Instituições de Ensino Superior tiveram que se adequar às novas resoluções que passaram à regimentar dois tipos de formação: Licenciatura e Bacharelado, cada uma para um campo específico de atuação.

0
Dislike0
User badge image

Débora Peloggia

No bacharel podemos atuar em clubes, academias, aulas de natação, hidroginástica, etc. Na licenciatura, podemos atuar em escolas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais