Buscar

Como professor, faça uma análise apurada desta situação entre pai e filho como a Zona de Desenvolvimento Proximal se aplica neste caso.

Vamos imaginar a seguinte situação: Pai (Sr. Jonas) e filho (André) estão em casa e o dia é como outro qualquer. Em um dado momento o Sr. Jonas mostra um objeto para André e pergunta o que ele está vendo. André lhe responde que se trata de um quadrado. Jonas lhe diz que não. E volta a mostrar o objeto. Agora André, rapidamente, lhe responde que é um triângulo. Mais uma vez seu pai lhe diz que não. Seu Jonas lhe orienta dizendo que deve ter calma e procurar observar com mais atenção o objeto, pois se trata de uma pirâmide, em que a base é um quadrado e as laterais são triangulares. Podemos observar que André foi ansioso em apresentar uma resposta rápida na tentativa de acertar. Ele observa o objeto por um ângulo e dá sua primeira resposta de forma imediata. Na sequência vê por outro ângulo e não associa ao primeiro ponto de vista, e mais uma vez, rapidamente, dá outra resposta. Por fim ele tem a ajuda de seu pai para compreender o seu equívoco e apresentar, futuramente, uma resposta assertiva.

💡 1 Resposta

User badge image

Gabrielle do Carmo Walter

Também gostaria de saber
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais