Buscar

Quais são as crcteristicas da jurisdição?

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Bottura

A JURISDIÇÃO, que significa "dizer o direito", entra no contexto da passagem da justiça privada (auto-tutela) para a justiça pública, ou seja, agora não mais serão resolvidos os conflitos mediante a violência ou ameaça, por exemplo, e sim através da atuação estatal. Agora é o estado, mediante o direito de ação, que resolverá os conflitos. Portanto, o principal objetivo da jurisdição é a pacificação social. Podemos concluir, então, que a jurisdição é realizada pelo estado, a partir do direito de ação garantido a todos pela CF88, mediante a aplicação das regras do PROCESSO. Atente para o conceito formal de jurisdicão:

.

É o poder-dever que o estado possui de aplicar o direito ao caso concreto, resolvendo o conflito e respeitando os direitos fundamentais previstos na Cf88."

.

Algumas características da jurisdição:

  1. Objetiva a pacificação social e segurança jurídica
  2. Inércia - o estado deve ser provocado a agir
  3. Faz parte do Direito Público
  4. Atente ao Princípio do Devido Processo Legal - CF88 - Art 5º)
  5. Atende ao Princípio do Contraditório e Ampla Defesa - CF88 - Art 5º)

.

Espero ter contribuído, bons estudos! (todas minhas respostas são redigidas por mim mesmo, de acordo com minhas anotações e livros disponíveis, acredito que assim podemos fixar muito mais o conteúdo do que apenas copiar e colar trechos de livros)

1
Dislike0
User badge image

Auricélio Sobrinho

Ajudou muito obrigado !!!

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Inércia: a jurisdição é inerte, não podendo, em regra, agir a menos que seja provocada, a partir de quando ela poderá agir por impulso oficial. Assim, a jurisdição não é poder para iniciativa de processos (art. 2º, do CPC: "o processo começa por iniciativa da parte e se desenvolve por impulso oficial, salvo as exceções previstas em lei.");

Substitutividade: ao exercer a jurisdição, o Estado-Juiz substitui a vontade das partes e determina aquilo que pareça mais adequado ao caso em análise, de acordo com o ordenamento jurídico, considerado como um todo. É a característica que afasta, como regra, a possibilidade de autotutela, em que as partes pessoalmente buscam a satisfação de seus direitos ("justiça com as próprias mãos").

Definitividade: todo processo caminha para a definitividade, por meio de provimento jurisdicional que, esgotados os recursos ou os prazos, bem como superada as possibilidades de ação rescisória ou revisional, tendem a se tornar definitivos, sem possibilidade de modificação (obs: lembramos que, excepcionalmente, o STF trouxe hipótese de impossibilidade de trânsito em julgado: quando se tratar de sentença eivada de inconstitucionalidade).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais