Buscar

teoria do conhecimento pedagógico

De acordo com o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Teorias do conhecimento pedagógico sobre a teoria do sistema de ensino como violência simbólica, leia as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:

 

I - (  ) Pierre Bourdieu e Jean Claude Passeron são os principais autores dessa teoria.

II - (  ) Jean Piaget e Skinner são os principais autores dessa teoria.

III - ( ) Para os autores dessa teoria, os grupos e as classes dominantes exercem uma violência simbólica em relação às classes dominadas.

IV - ( ) Nessa teoria, o sistema escolar seria o mais acabado dos sistemas de violência simbólica, pois impõe a todas as crianças o capital cultural da classe dominante.

💡 3 Respostas

User badge image

Pricy Matos

A alternativa correta é a opção A.

V – F – V – V

As afirmativas I, III e IV são verdadeiras, pois Pierre Bourdieu e Jean Claude Passeron são os principais autores dessa teoria. Para esses autores, os grupos e as classes dominantes exercem uma violência simbólica em relação às classes dominadas. Nessa teoria, o sistema escolar seria o mais acabado dos sistemas de violência simbólica, pois impõe a todas as crianças o capital cultural da classe dominante (Livro-base, p. 122). A afirmativa II é falsa pois nem Piaget nem são autores ligados a essa corrente.

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Com relação as afirmativas apresentadas, podemos realizar a seguinte classificação:

Item I: Pierre Bourdieu e Jean Claude Passeron são os principais autores dessa teoria \(\to\)Verdadeiro;

Item II: Jean Piaget e Skinner são os principais autores dessa teoria \(\to\)Falso, na verdade os principais autores são P.Bourdieu e J C Passeron;

Item III: Para os autores dessa teoria, os grupos e as classes dominantes exercem uma violência simbólica em relação às classes dominadas \(\to\)Verdadeiro;

Item IV: Nessa teoria, o sistema escolar seria o mais acabado dos sistemas de violência simbólica, pois impõe a todas as crianças o capital cultural da classe dominante \(\to\)Verdadeiro.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais