Buscar

Como o sistema tampão regula o ph ?

💡 3 Respostas

User badge image

jackeline figueiredo

uma mistura de um ácido fraco com o sal desse ácido, ou uma base fraca com o sal dessa base. Essa solução tem por finalidade evitar que ocorram variações muito grandes no pH ou no pOH de uma solução.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O sistema tampão é uma mistura em concentrações relativamente elevadas de um ido e a sua base conjugada, ou seja, sais hidroliticamente ativos. Eles têm a propriedade de manter estável o pH de uma solução contra a adição de quantidades relativamente pequenas de ácidos ou bases fortes.

O tampão é de vital importância em diversos contextos onde é necessário manter o pH em um limiar estreito, por exemplo, com uma ligeira alteração na concentração do íon hidrogênio na célula podendo ocorrer uma parada na atividade das enzimas. Esta propriedade pode ser entendida como uma consequência do efeito do íon comum e das diferentes constantes de acidez ou basicidade: uma pequena quantidade de ácido ou base desloca ligeiramente o equilíbrio ácido-base fraco, que tem uma consequência menor no pH.

Para exemplificar, tem-se que o pH é de vital importância para o bom funcionamento das células, já que as mesmas necessitam de um equilíbrio químico entre os ácidos e bases dos meios intracelular e extracelular na constituição dos fluidos corporais. Vale ressaltar que o pH do sangue humano deve ser ligeiramente alcalino, variando entre 7,35 e 7,45.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais