Buscar

Qual a diferença entre novação subjetiva passiva e assunção de dívida ?

💡 3 Respostas

User badge image

Thereza Cristina Faccio de Castro

Geroge,

A novação(vide art. 360 CC) é forma de pagamento indireto em que uma obrigação antiga é substituida por uma obrigação nova pela substituição de seus elementos, esta obrigação nova destina-se a substituir e extinguir a obrigação anterior ao mesmo tempo. A novação não pode ser imposta por lei, dependendo, portanto, de um novo ajuste de vontades, por isso aceitando-se a novação a antiga obrigação é quitada, os prazos zerados e o nome do devedor não pode permanecer negativado, tudo começa a correr novamente com a obrigação nova que substituiu a antiga.

Umas das hipoteses de novação é a subjetiva passiva(art. 360, II, CC)  a qual você citou na pergunta, esta ocorre quando um novo devedor substitui o antigo, considerando-se criada a partir dai uma nova obrigação, este ingresso do novo devedor pode se dar de duas formas:

  • por expromissão (art. 362 CC),  quando se opera independente da vontade do devedor original
  • por delegação, quando o original devedor participa do ato novatório.

 

Já a assunção de dívida (ou cessão de débito) é a substituição do devedor da obrigação por um outro devedor que a assume, o terceiro que assume se obriga pela dívida e a obrigação permanece inalterada. A assunção de dívida não pode ocorrer sem a concordancia do credor, o silêncio entende-se como negativa a assunção. Se o devedor que assumiu a obrigação era insolvente na época da assunção o devedor original continuará co-obrigado. A assunção de dívida pode liberar o devedor primitivo ou mante-lo atado a obrigação, esta é uma escolha dada ao credor, inclusive pode-se contratualmente afastar a possibilidade da assunção de dívida.

 

6
Dislike1
User badge image

Alexandre Faria

A diferença basilar entre os dois instituto é que na novação a obrigação fica extinta dando lugar a uma nova obrigação, enquanto que a cessão de débito (ou assunção de dívida) a obriação permanece a mesma, apenas a figura do devedor é quem muda. 

4
Dislike0
User badge image

George Higo

Obrigado Thereza !!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais