Buscar

Quais foram as influencias para a Escola Comportamental, Behaviorismo?

💡 2 Respostas

User badge image

Matheus Silva

  Em 1913 era inaugurado por Watson uma nova perspectiva e visão no campo da psicologia. Contrapondo-se ao mentalismo e ao introspeccionismo, surgia o behaviorismo onde é tomado como estudo o comportamento, daí o seu nome “behavior” (do inglês: comportamento).

            O Behaviorismo é mais aceito nos Estados Unidos e no Brasil.

            O behaviorismo pode ser subdivido em duas vertentes, o Behaviorismo Metodológico e o Behaviorismo Radical.

 

            BEHAVIORISTAS IMPORTANTES

            Além de Watson e Skinner também podemos citar vários outros behavioristas que possuem papel importante na história.

  • Edward L. Thorndike

Contribuiu no surgimento do Behaviorismo, empregando suas próprias experiências, ao observar que o indivíduo ao receber uma resposta positiva a um estímulo, tende a repetir a ação.

  • Ivan Pavlov

Através do reflexo condicionado, ele propõem que comportamentos aprendidos pelo indivíduo podem ser desfeitos através deste método, como por exemplo, as fobias. Essa descoberta abriu caminha para o desenvolvimento da psicologia comportamental.

 

BEHAVIORISMO METODOLÓGICO

            Primeiramente, devemos saber que o behaviorismo metodológico não descarta a existência da alma, porém como não é algo observável cientificamente ela deixa de ser um objeto de estudo.

Através da experiência partilhada é estudado o comportamento do indivíduo e, assim, pode ser estudado a interação do indivíduo com o meio ambiente.

1
Dislike0
User badge image

Inglês com Carol Rezende

O funcionalismo influenciou como um todo ao Psicologia Behaviorista. Conferiu a essa corrente teórica objetividade, com enfoque no comportamento  e não na introspecção, rejeitando o pensamento mentalista muito em voga na época. Outras influências foram o mecanicismo de Descartes, a Filosofia positivista de Comte , as correntes de pensamento evolucionista de Darwin e Lamarck e os estudos fisiológicos realizados por Ivan Pavlov com animais.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais