Buscar

o que é o tecido ematopoiético?

💡 3 Respostas

User badge image

Yanna Freire

O tecido hematopoiético se trata do tecido formador do sangue e tem a função de transportar substâncias dentro do organismo. É representado por grupos de células mesenquimais denominadas hemangioblastos, que se diferenciarão para formar as células endoteliais (revestimento dos vasos sanguíneos) e as células do sangue. Este tecido preenche os espaços trabeculares dos ossos esponjosos, assim como o canal medular dos ossos compactos, constituindo a medula óssea. Há duas variedades de medula óssea: vermelha e amarela.

A medula óssea vermelha é responsável pela produção dos elementos figurados do sangue (leucócitos, hemácias e plaquetas). Já a medula amarela serve como uma reserva de células adiposas, podendo vir a produzir células sanguíneas em casos de anemia.


Estes elementos são células ou partes de células, que recebem nomes específicos de acordo com suas características:
      - Hemácias, eritrócitos ou glóbulos vermelhos: células vermelhas anucleadas que atuam nas trocas gasosas;
      - Leucócitos ou glóbulos brancos: células nucleadas cuja função é a defesa do organismo;
      - Plaquetas ou trombócitos: pequenos fragmentos de células, importantes na coagulação sanguínea

Além desses elementos, o sangue também é composto por plasma, que é uma solução aquosa de substâncias como proteínas, hormônios, gases, nutrientes, sais e excreções, e sua função é transportar tais substâncias por todo o corpo, o que possibilita às células receber o nutriente necessário ao metabolismo e expulsar metabólitos tóxicos.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Anatomia Sistêmica.
As células são chamadas como unidades estruturais e funcionais de um corpo vivo. As células são uma unidade estrutural, pois formam a estrutura do organismo. As células se combinam para formar tecidos, que se combinam para formar órgãos, os órgãos se combinam para formar sistemas orgânicos, que se combinam para formar o organismo. Portanto, célula é a unidade estrutural básica para todos os organismos unicelulares e multicelulares.

A célula é a unidade morfológica e funcional de todo ser vivo. De fato, a célula é o menor elemento que pode ser considerado vivo. Assim, ele pode ser classificado organismos vivos de acordo com o número de células que possuem: se tiver apenas um, são chamados unicelular (tais como a protozoários ou bactérias, organismos microscópicos); se eles têm mais, eles são chamados de multicelulares.


Nesse contexto, define-se tecido como um conjunto de células especializadas que realizam uma função específica em um organismo pluricelular.

Daí, o tecido hematopoiético é um tipo de tecido conjuntivo que tem a responsabilidade de produzir células sanguíneas e a linfa. O mesmo localiza-se no interior de alguns ossos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais