Buscar

Redaçao sobre solidariedade 20 linhas

💡 3 Respostas

User badge image

Talita Nobre

A solidariedade é um ato bondoso com o próximo, pode ser por carinho, amor etc. muitas pessoas não dão a minima para o sofrimento do próximo, mais aquelas pessoas que fazem alguma coisa pelo outro pode ser garantido um lugar no céu, devemos sempre ajudar aqueles que precisam de algum alimento, abrigo, carinho, entre outras coisas, no mundo de hoje, as pessoas só pensam nelas mesmas, em dinheiro e luxo, muitos mendigos vivem pedindo esmolas as pessoas que passam por ele, e são poucas que dão alguma coisa aquele mendigo, já outas passam direto, nem ligando para os sentimentos do mendigo. Isso não é só aqui no Brasil, mais em qualquer lugar do mundo inteiro, a solidariedade não esta muito presente no mundo, mais isso não quer dizer que não existem pessoas boas e solidarias no mundo, isso e o que define as pessoas boas das pessoas más que existem no mundo inteiro.

  Pense como e bom para você ajudar uma pessoa que está precisando muito da sua ajuda, você se sente mais leve, mais realizada quando ajuda aquela pessoa, isto e solidariedade, pense como o mundo seria com pessoas assim como você? seria muito melhor do que pessoas ruins que tentam acabar com o planeta com bombas nucleares, guerras, tráficos de drogas etc. isso acaba com o planeta, com muitas vidas de seres humanos, animais e inclusive com as plantas, e outros seres vivos nos quais agente adora conviver com eles, e por fim, solidariedade é aquilo que agente guarda para sempre em nossas vidas.

 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A solidariedade é o conceito em que as pessoas têm empatia para com o próximo, ou seja, é se colocar no lugar do outro e tentar entende-lo. Ela está presente em pequenos atos do nosso cotidiano, ajudar o próximo ou apoiar causas sociais são alguns deles.

Por mais que pareça simples, atualmente é preciso muito mais que a compreensão com o próximo, pois a sociedade está baseada em concorrências e competições de poder. Para o indivíduo, praticar esse tipo de ação requer engolir o orgulho e o ego, mas para tal isso é sinônimo de fraqueza e inferioridade. Ademais, assim como na Alegoria da Caverna de Platão, as pessoas não querem sair de sua zona de conforto, exige muito esforço e paciência, coisas que o brasileiro não é estimulado a ter.

É claro que não deixaremos de citar que o Brasil foi considerado um dos países que mais prática o voluntariado no mundo, mas não podemos esquecer que ao mesmo tempo é um dos que mais possui desigualdades sociais e preconceitos. Se formos atrás de notícias sobre pessoas que apoiaram causas iremos encontrar inúmeras, assim como também encontraremos inúmeras a respeito de violência com o próximo.

Por conta deste último, hoje os casos de suicídio aumentaram cerca de 2,3% em 1 ano e 28% em uma década. Não podemos excluir o fato de que existem outros motivos psicológicos para a depressão, entretanto a sociedade competitiva em que vivemos é uma das principais responsáveis para esse crescimento. Vale salientar que assuntos envolvendo a psique não são debatidos abertamente, as pessoas que têm problemas psicológicos são vistas como loucas perante o resto da comunidade.

A solidariedade é uma atitude contínua e que requer atenção. É preciso debate-lo em todas as áreas, incentivar a sociedade voltar o olhar ao próximo novamente e extinguir a ideia de que uma pessoa é superior a outra. Além disso, trabalhar questões como o preconceito e a depressão, fazer com que o próximo não se sinta excluído por meros tabus. Só assim poderemos tornar o mundo um lugar mais leve e melhor de se viver.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais