Buscar

Explique como Vargas chegou ao poder em 1930

💡 4 Respostas

User badge image

Mylla c

A Era Vargas teve início com a Revolução de 1930, onde expulsou do poder a oligarquia cafeeira, desta forma foram realizadas eleições para presidente da República, onde teve vitória Júlio Prestes que foi alegada uma suposta fraude. Após isso, os estados aliados organizam uma revolta armada, causando a morte de Júlio Prestes, sendo tomado então o poder pelo seu vice-presidente Getúlio Vargas. 

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Getúlio Dornelles Vargas nasceu em 1882 na cidade de São Borja no estado do Rio Grande Do Sul. Iniciou sua vida profissional adentrando no exercito brasileiro porem não deu continuidade na carreira militar e em 1904 iniciou o curso de direito onde também deu inicio a sua carreira na política.
Em 1922 tronou-se deputado devido o lugar de suplência que ocupava. Neste momento a política nacional era caracterizada pelo o que ficou conhecido como política do café com leite, que era caracterizado pela alternância do poder da presidência da republica por políticos somente do estado de São Paulo e Minas Gerais. Entretanto no ano de 1929, o então presidente da República Washington Luís, um político do estado de São Paulo não prosseguiu com a alternância de poder e apoiou outro politico paulista, Júlio Prestes.
Desta forma começou a ocorrer uma aliança entre políticos dos demais estados do país para que houvesse a alternância de poder. Em 1930, ocorreram as eleições presidenciais e Getúlio Vargas era concorrente por uma das chapas, porém não saiu vitorioso, sendo Prestes o eleito nesse pleito. A partir desse ponto se aprofunda o que foi chamado de movimento político de 1930, chegando a ocorrer confronto armado depois do assassinato de João Pessoal, vice presidente da chapa de Getúlio Vargas. Essa aliança, com o apoio dos militares conseguiram depor Washington Luís, formando assim um governo provisório formado por militares. Em 3 de novembro de 1930 as incursões militares chegaram a então capital, Rio de Janeiro, onde os militares transferiram o poder para Getúlio Vargas, tornando-o assim, presidente do Brasil.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais