Buscar

10 características sobre o período paleolítico...

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

O período paleolítico também conhecido como Idade da Pedra Lascada, é considerado o primeiro período da pré-história, cerca de 2,5 milhões de anos atrás. Pode ser chamada assim, pois as pedras eram os principais instrumentos de caça dos homens que nesse período eram nômades e caçadores coletores.
Os teóricos do área dividiram este período em três partes para facilitar a compreensão e as mudanças ocorridas. O primeiro é o paleolítico inferior que é caracterizado pelo surgimento dos primeiros hominídeos que viviam em cavernas devido a baixa temperatura da terra. É também neste período em que se descobre o fogo e que se desenvolve os primeiros vestígios de comunidade.
O segundo momento é o paleolítico médio. Ele é caracterizado pelo desenvolvimento das armas de caça, ou seja, das pedras lascadas. Os homens procuravam por pedras pontiagudas que poderiam ser usadas na caça e no dia-a-dia. Também faziam pontas em madeiras e ossos. É neste período que se inicia o costume de depositar os corpos e pertences do entes queridos em um lugar específico.
O terceiro e último momento é chamado de paleolítico superior. É caracterizado pelo surgimento do chamado homem Cro-Magno, que é considerado mais inteligente que os anteriores. Também neste período ocorre um resfriamento da terra e os homens são obrigados e ficar vários dias dentro das cavernas, dessa forma, desenvolveram armadilhas e aprimoraram as ferramentas de caça para conseguir animais de grande porte, que desse para alimentar por um grande período de tempo.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais