Buscar

Quantos estados compõem a república federativa do Brasil

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A República Federativa do Brasil é uma união de 27 unidades federadas: 26 estados e um Distrito Federal. Os estados são geralmente baseados em fronteiras históricas convencionais que se desenvolveram com o tempo. O Distrito Federal não pode ser dividido em municípios, de acordo com a Constituição Brasileira, o Distrito Federal assume os mesmos poderes constitucionais e legais, atribuições e obrigações dos estados e municípios, em vez disso, é dividido por: regiões administrativas.
Os atuais estados do Brasil traçam sua história diretamente para as capitanias estabelecidas por Portugal seguindo o Tratado de Tordesilhas que dividia parte da América do Sul entre Portugal e Espanha. Os Estados do Brasil, suas respectivas bandeiras, suas capitais e suas maiores cidades.
As primeiras divisões administrativas do Brasil foram as capitanias hereditárias, trechos de terra concedidos pela Coroa Portuguesa a nobres ou comerciantes com uma carta para colonizar a terra. Como mostra o mapa, essas divisões geralmente seguem linhas de latitude. Cada um dos detentores dessas capitanias foi referido como um donatário capitão. Essas capitanias deviam ser passadas de pai para filho, mas a Coroa mantinha o poder de revogá-las, o que o rei de fato fez no século XVI.
3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais