Buscar

O que significa soluto, solvente, solução, mistura homogênea e mistura heterogênea?

💡 5 Respostas

User badge image

Franciele

Solvente: substância que irá dissolver (ex. água)
Soluto: substância que irá ser dissolvida (ex. sal)
Solução: é o resultado de dissolver o soluto no solvente (ex. dissolver o sal na água forma uma solução chamada salmoura)
Mistura homogênea: é a que apresenta uma única fase, ou seja, você só pode ver uma fase (ex. na salmoura, você só vê uma "cor")
Mistura heterogênea: apresenta duas fases (ex. água e óleo, quando você mistura os dois, você consegue ver nitidamente a água e o óleo, ou seja, você vê duas "cores" diferentes)

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Química.
Soluto é uma substância que vai ser dissolvida, ou seja que irá se distribuir no interior de outra substância formando uma solução. O soluto normalmente representa a menor fração da solução.

O solvente é uma substância que tem a função de dispersar o soluto em seu interior e normalmente representa a maior fração da solução. A água é muito conhecida como solvente universal, uma vez que uma grande quantidade de substâncias que pode ser dissolvidas nela. Um solvente só vai dissolver um soluto de ambos forem polar ou apolar.

Solução também é o resultado da mistura de duas ou mais substâncias, sendo que elas sempre são homogêneas.

As misturas homogêneas são Monofásicas, ou seja, não dá para diferenciar o soluto e o solvente mesmo com o uso de microscópio. Isso ocorre quando as substâncias que compõem a mistura tem a mesma polaridade. Sendo que para separar esse tipo de mistura deve-se usar métodos químicos, como a destilação. Exemplos de misturas homogêneas: água e álcool, água do mar, o ar atmosférico, água e vinagre, entre outros.

Já misturas heterogêneas são Polifásicas, ou seja, pode-se observar facilmente a presença de duas ou mais substâncias na mistura. Isso ocorre porque o soluto e o solvente tem polaridades diferentes. Essas mistura pode ser facilmente separados por métodos físicos, como filtração e centrifugação. Exemplo: água e óleo, o sangue, o leite, entre outros.


Portanto solvente é a substância onde o soluto será diluído formando uma solução, já o soluto é a substância que sofrerá a diluição. A mistura do soluto com o solvente forma uma solução. As soluções podem ser homogêneas quando apresenta um aspecto uniforme, ou heterogêneas apresenta um aspecto polifásica, ou seja, observa-se a presença de duas ou mais substâncias na mistura.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais