Buscar

a bacia amazonica é totalmente brasileira ? Por Favor vou fazer muitas perguntas sobre o rio Amazonas me ajudem

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Não, pois ela pertence também ao Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana e Bolívia. Apesar disso, a maior parte encontra-se em território brasileiro. A bacia amazônica é a parte da América do Sul drenada pelo rio Amazonas e seus afluentes. A bacia de drenagem da Amazônia cobre uma área de cerca de 6.300.000 km², ou cerca de 35,5% da do continente sul-americano.
Tem sido proposto que a bacia do Amazonas compreende dois sistemas de descarga de água: Um sistema de rio, o rio de Amazonas, e um sistema subterrâneo chamado rio Hamza, que é a mais larga, mas também o mais lento dos dois sistemas. O rio Amazonas foi formado a partir de um grande abismo que originalmente se abria para o Oceano Pacífico.
Com a formação da cordilheira dos Andes, o golfo fechou a noroeste, formando um gigantesco lago no norte da América do Sul. O lago se abriu para o leste quando o supercontinente sul-americano se separou, formando o rio. O rio Amazonas nasce nos Andes, no departamento peruano de Arequipa.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais