Buscar

Qual é o nome do ânion PO3?

💡 5 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta precisamos colocar em prática nossos conhecimentos da disciplina de QuímicaÉ necessário sempre olhar para o nox do elemento que carrega a nomenclatura, no caso, trata-se do fósforo. Seu nox é na molécula PO3-3 é +3. O nox +3 é o menor nox do fósforo, o maior é o +5. O PO3-3 é um íon derivado do H3PO3 que reagiu com alguma base.

Nesse caso, como se trata de um íon, devemos utilizar a nomenclatura de sais. A reação de ácidos com bases produz sais. Os sais possuem uma nomenclatura específica, assim como os óxidos, ácidos e bases. Existem duas possibilidades: sufixo ito para o menor nox e ato para o maior nox.

Utilizando a nomenclatura de sais, onde o íon com menor nox leva o sufixo ito e sabendo que no íon descrito o fósforo possui o menor nox, deve ser acrescentado o sufixo ito no nome.Portanto, o nome é fosfito.

0
Dislike0
User badge image

Carlos Lima

P03 nomenclatura

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais