Buscar

Quais as etapas da cicatrização?

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Fisiologia, mais especificamente sobre o processo de cicatrização.
A cicatrização consiste em um processo caracterizado pelo reparo tecidual que acontece numa situação onde os tecidos lesados não são capazes de se reconstruírem completamente e há deposição de tecido fibroso.

A cicatrização acontece quando estruturas de suporte se encontram gravemente lesadas ou em tecidos que não apresentam capacidade regenerativa. O período de início do reparo inicia-se antes de 24 horas após a lesão, pela migração de fibroblastos e indução da proliferação dessas células e células endoteliais. Passados 3 a 5 dias, um tipo especializado de tecido, o tecido de granulação, característico do processo cicatricial, é encontrado no local da lesão, onde há intensa proliferação de fibroblastos e capilares neoformados, na matriz extracelular frouxa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais