Buscar

Identifique as afirmativas verdadeiras: a) Metais têm tendência a formar cátions. b) Não metais têm tendência a formar ânions. c) Em um balão com o g

Identifique as afirmativas verdadeiras: a) Metais têm tendência a formar cátions. b) Não metais têm tendência a formar ânions. c) Em um balão com o gás hélio, há moléculas de hélio. d) O átomo de cloro, com sete elétrons na última camada, é um átomo estável. e) A existência de uma imensa variedade de substâncias naturais deve-se à capacidade de os átomos se combinarem entre si. f) Um átomo é estável quando sua ultima camada tiver 8 elétrons (ou 2, se a última camada for a K). g) Um átomo com um único elétron na última camada tem tendência a recebe elétrons de outros átomos. h) Átomos de não metais têm tendência a receber elétrons de metais na formação de ligações químicas. i) A água é uma substância simples. j) Nas ligações químicas os átomos tendem a adquirir uma configuração eletrônica semelhante á dos gases nobres. k) O gás hidrogênio é uma substância composta. l) O elemento potássio e o íon potássio possuem as mesmas propriedades químicas. m) O elemento sódio e o íon sódio possuem o mesmo número de elétrons.

💡 5 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A letra a está correta, pois os metais possuem maior tendência a doar os elétrons e, após a doação, se transformarem em íons positivamente carregados (cátions).

A letra b está correta, pois os ametais possuem maior tendência a receber os elétrons e, após receber, se transformam em íons negativamente carregados (ânions).

A letra c está incorreta, pois a molécula presente dentro do balão é a do gás hélio, não a do átomo de hélio em si.

A letra d está incorreta, pois, de acordo com a regra do octeto, um átomo só atinge a estabilidade com oito elétrons na última camada.

A letra e está correta.

A letra f está correta.

A letra g está incorreta, pois átomos que possuem poucos elétrons na última camada têm maior tendência a doar os elétrons do que receber.

A letra h está correta, pois os ametais possuem uma maior eletronegatividade, o que torna esses átomos mais propícios a receber elétrons do que doar.

A letra i está incorreta, pois a água trata-se de uma substância composta, ou seja, é composta por átomos diferentes (no caso da água, o átomo de hidrogênio e o de oxigênio).

A letra j está correta, pois as ligações químicas ocorrem de maneira a tentar, ao máximo, estabilizar os átomos que estão se ligando, de forma a alcançarem o octeto.

A letra k está incorreta, pois a fórmula molecular do gás hidrogênio é \({H_2}\) e, como podemos observar, o gás é formado por, apenas uma espécie de átomo, o hidrogênio, sendo assim, trata-se de uma substância simples.

A letra l está correta, pois a diferença entre o átomo de potássio (K) o íon potássio (\({k^ + }\)) está apenas na perda do elétron pelo íon potássio, o número atômico dos dois continua sendo o mesmo.

A letra m está incorreta, pois o átomo de sódio, é eletronicamente nulo, ou seja, possui a quantidade de elétrons iguais à quantidade de prótons, já o íon sódio, perdeu um elétron, por isso está carregado positivamente.

7
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais