Buscar

O Estado Novo compreende o período de 1937 a 1945, governo de Getúlio Vargas.

O Estado Novo compreende o período de 1937 a 1945, governo de Getúlio Vargas. De acordo com Moore Júnior (1975 apud OLIVEIRA; SILVA; CASTRO, p. 129), Getúlio Vargas "[...] mesmo se prontificando para empreender internamente, estabeleceu-se com as mesmas características das antigas políticas obsoletas em relação a proceder com vertente centralizadora".

 

OLIVEIRA, Alessandra Nunes de; SILVA, Luiz Eduardo Ferreira da; CASTRO, Jetur Lima de. (Re) visitando o Estado Novo no Brasil: uma análise da censura e a difusão cultural dos livros nas bibliotecas. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/80013/48791. Acesso em: 07 dez. 2018.

 

No que se refere às ações empreendidas neste período, pode-se considerar que houve:

 

I: A criação do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP).

II: A busca pela construção da identidade coletiva, marcada pela integração dos povos que construíram o Brasil.

III: A intenção de construir a imagem paternalista de Vargas, como um chefe de família que cuidaria do seu povo.

 

É verdadeiro o que se apresenta em:


Alternativas:

  • a)

    Apenas II – III

  • b)

    Apenas I – III

  • c)

    Apenas I – II

  • d)

    I – II – III

  • e)

    Apenas III

💡 4 Respostas

User badge image

Amandaa Nunnes

letra D I II III 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

para compreender melhor sobre o texto colocado no enunciado da questão, assim como as formulações do governo Vargas e das ações que foram implementadas durante o período vamos utilizar nossos conhecimentos sobre História da Educação I.
Analisando as afirmativas colocadas pela questão, podemos depreender que durante o período do governo Vargas compreendido entre 1937 a 1945 ocorreu a implementação do Departamento de Imprensa e Propaganda, conhecido como DIP - como menciona a afirmativa I.

Os esforços de um governo populista era claro, com o intuito de criar uma política nacionalista, que identificasse o povo brasileiro e suas atribuições, especialmente pela união de todos que vieram ao Brasil (imigrantes e não imigrantes), como mostra a afirmativa II.

Foram realizados grandes esforços no sentido de construir uma imagem com boas relações sociais por parte de Vargas, tanto que o governante ficou conhecido como “pai dos pobres”, como está inscrito na afirmativa III.


A partir dessas análises podemos constatar que todas as afirmativas estão corretas, como é fornecido pela alternativa d.
0
Dislike0
User badge image

Giselia Amanyara

Letra B: Apenas I e III

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais