Buscar

quais as principais diferenças entre necrose e apoptose?

💡 4 Respostas

User badge image

Helena Dos Santos Colares

A célula muitas vezes está exposta a condições que podem levar à lesão celular. Essa lesão pode ser reversível até certo ponto, depois do qual a célula morre. A morte celular pode seguir a via da necrose ou da apoptose, sendo a primeira sempre patológica, enquanto a segunda pode acontecer também em processos fisiológicos normais do organismo. 

Pode-se definir necrose como as alterações morfológicas que acontecem após a morte celular em um tecido vivo, devido à ação progressiva de enzimas nas células que sofreram uma lesão letal. A necrose é o correspondente macroscópico e histológico da morte celular causada por uma lesão exógena irreversível. Assim que a célula morre, ela ainda não é necrótica, pois esse é um processo progressivo de degeneração. As células necróticas não conseguem manter a integridade da membrana plasmática, extravasando seu conteúdo e podendo causar inflamação no tecido adjacente.

A apoptose é a via de morte celular programada e controlada intracelularmente através da ativação de enzimas que degradam o DNA nuclear e as proteínas citoplasmáticas. A membrana celular permanece intacta (o que difere bastante das situações de necrose), com alteração estrutural para que a célula seja reconhecida como um alvo fagocitário. A célula é eliminada rapidamente, de maneira a não dar tempo de o seu conteúdo extravasar, causando uma reação inflamatória que poderia assemelhar-se à necrose tecidual.

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Enquanto a apoptose é uma forma de morte celular que geralmente é desencadeada por processos normais e saudáveis no corpo, a necrose é a morte celular que é desencadeada por fatores ou doenças externas , como trauma ou infecção.

A apoptose, que também pode ocorrer como mecanismo de defesa durante os processos de cicatrização, é quase sempre normal e benéfica para um organismo, enquanto a necrose é sempre anormal e prejudicial. Embora a necrose esteja sendo pesquisada como uma possível forma de morte celular programada (isto é, um processo às vezes natural), ela é considerada um processo de morte celular "não programada" (não natural) no momento.

Como uma forma geralmente saudável do ciclo de vida de uma célula, a apoptose raramente exige qualquer forma de tratamento médico, mas a necrose não tratada pode levar a ferimentos graves ou até a morte.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais