Buscar

a diferença do direto natural positivo

💡 6 Respostas

User badge image

Rosemeire Cassa

Diferenças entre o Direito Natural e o Positivo: 


O Direito Positivo é posto pelo Estado; o natural, pressuposto, é superior ao Estado, isto é, o Direito Positivo é válido por determinado tempo (tem vigência temporal) e base territorial. O natural possui validade universal e imutável (é válido em todos os tempos). 

O direito positivo tem como fundamento a estabilidade e a ordem da sociedade. O natural se liga a princípios fundamentais, de ordem abstrata; corresponde à idéia de Justiça.

O Direito Natural é inerente ao homem.

5
Dislike0
User badge image

Kaio Filipe

Basicamente e de forma suscinta, o Direito Natural é aquele que remete ao homem enquanto gênero, o direito que todas as pessoas têm unicamente por serem seres humanos, atualmente para nossos Direitos Humanos/Fundamentais são reflexos da ideia que remete aos Romanos de Direito Natural. Já o Direito positivo é mais recente e faz menção a positivação das normas em um Código, Estauto, Constituição, Lei.. O Direito positivo é a norma escrita, posta por autoridade competente e de vinculação e observação obrigatória (pelo menos em tese).

1
Dislike0
User badge image

Eduardo Gomes

O direito natural é subjetivo, inerente ao ser humano, não é escrito, tem como sua característica: universal e imutável.

O direito positivo é objetivo, posto pelo Estado, escrito em normas, tem sua reflexão baseada no direito natural, pois não poderá entrar em choque com o que seria aceito naturalmente, também é coercível. 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais