Buscar

qual a trajetória histórica da escolarização no Brasil 1930 -1945

💡 2 Respostas

User badge image

Dalila Santana

No ano de 1930 é criado o Ministério da Educação e Saúde Pública para cuidar especificamente dos assuntos relacionados à educação e à saúde no país; e em 1931 é implantada a Reforma Francisco Campos, que organizou de forma efetiva o ensino secundário e superior no Brasil.

Uma das ações mais importantes deste período foi o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, constituindo uma série de propostas feitas por conceituados educadores da época sob a liderança do professor Fernando de Azevedo para a melhoria da educação no país.

Em 1934 é publicada a nova Constituição Federal, determinando de maneira inédita a educação como um direito de todos os brasileiros, devendo ser disponibilizado pelo governo e pela família.

A próxima constituição do país foi outorgada por Getúlio Vargas no ano de 1937 e, no que tange à educação, tinha a orientação de preparar muitos trabalhadores para atender à demanda da economia brasileira e para o alcance deste objetivo esta Lei Magna focou o sistema educacional no ensino profissional.

Outra contribuição importante da Constituição Federal de 1937 foi a permissão, existente até os dias atuais, de que o ensino fosse oferecido por entidades públicas e particulares, bem como determinou a obrigação da oferta apenas do ensino primário.

Com essas mudanças surge uma nítida separação entre a atuação intelectual feita pelos pertencentes às classes ricas e o trabalho braçal com foco no ensino profissional feito pelos brasileiros pertencentes às classes pobres.

Em 1942 são feitas as Leis Orgânicas do Ensino que mudaram certas áreas do ensino no Brasil e tiveram como grande contribuição a criação do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), com foco no ensino profissionalizante.

Portanto, com o final da Era Vargas em 1954 surge uma estrutura de educação no país que era composta por: ensino primário com cinco anos de duração; ensino ginasial, que durava quatro anos; e um ensino colegial (nas modalidades clássica ou científica) que durava três anos.

0
Dislike0
User badge image

Raiza Clau Raí Joacir Souza

Foi partir de 1930 no icício do mandato de Getúlio Vargas que apareceram as reformas educacionais modernas. Depois da primeira guerra e pela Revolução da Rússia que comunicaram a sociedade para a possibilidade de a humanidade voltar ao estado de volência devíduo o grau de barbárie visto nessas guerras foi criado o Ministério dos Negócios da Educação e Saúde Públicas no dia 14 de novembro de 1930.após isso em 1931 em 11 de abril organizou também o Conselho Nacional de Educação e a Constituição de 1934 deu como uma obrigação de criar o Plano Nacional de Educação onde já desde 1932 alguns intelectuais da época assinaram o Manifestodos Pioneiros da Educação Nova.apartir daí surgiram a lei Orgânica de ensino Industrial,lei Orgânica de Ensino Secundário além de ter sido fundado o Serviço Nacionalde Aprendizagem (SENAI) e ao decorrer dentre outros.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais