Buscar

A partir do livro punir os pobres desenvolva um texto dissertativo

mostrando o que o autor entende por estado centauro e qual as relações com as políticas neoliberais do EUA.

💡 1 Resposta

User badge image

jose maria

Esta obra de Loïc Wacquant analisa o processo contemporâneo do desenvolvimento do capitalismo, principalmente nos Estados Unidos, mas com extensão a todo o mundo. Em condições nas quais o capitalismo gera mais desemprego do que emprego, têm lugar a criminalização da pobreza e a passagem do Estado de Bem-Estar Social ao Estado Penal. Os serviços sociais perdem a função assistencial para transformar-se em instrumentos de vigilância e controle das novas "classes perigosas".
 

O trabalho de Wacquant desvela a nova missão histórica do sistema penal dirigida à "regulação da miséria e ao armazenamento dos refugos do mercado". Através do modelo estadunidense, ele analisa a prisão como substituto do gueto, bem como a relação de simbiose entre as duas instituições: o gueto como prisão social e a prisão como gueto judiciário. Este livro é fundamental para os que estão pensando a questão criminal relacionada à transformação do trabalho e as novas formas de marginalização.
 

Sobre o autor: Loïc Wacquant é sociólogo, professor da Universidade da Califórnia-Berkeley e do Centro de Sociologie Européenne du Collège de France. É autor de vários livros, entre os quais Os condenados da cidade - Um estudo sobre a marginalidade avançada e O mistério do Ministério - Pierre Bourdieu e a política democrática, ambos publicados pela Revan.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais