Buscar

Qual a principal diferença entre LTDA e EIRELI?

💡 5 Respostas

User badge image

Thereza Cristina Faccio de Castro

EMPRESA DE RESPONSABILIDADE LIMITADA (EIRELI)

A pessoa física que exerce atividade econômica sem sócios pode abrir uma Eireli. A principal diferença é que em caso de dívidas, o patrimônio pessoal do empresário não será usado para o cumprimento das obrigações. Resumindo, há uma separação dos bens pessoais dos da empresa. O capital social mínimo exigido para a abertura de uma empresa de responsabilidade limitada é de 100 salários mínimos.

SOCIEDADE LIMITADA

Para se abrir uma sociedade limitada é necessário ter pelo menos um sócio. Em caso de dívidas, os sócios responderão também com seus bens pessoais, dentro da sua parcela na sociedade. Por exemplo: se há dois sócios e cada um deles responde com 50% na sociedade, em caso de dívidas, eles dividirão ao meio a responsabilidade de pagamento.

1
Dislike0
User badge image

Lucas Samuel

Bem superficialmente, na Eireli você não precisa de sócio.
Na Sociedade LTDA você tem um sócio.

A eireli foi criada por que antes havia a figura de empresário individual, mas o patrimonio do empresário era confundido com o da empresa.

Com a figura da eireli, o patrimonio do empresario e o da empresa se separaram. Dando maior proteção ao patrimonio da pessoa.

1
Dislike0
User badge image

AmandaCezar

EMPRESA DE RESPONSABILIDADE LIMITADA (EIRELI): É apenas um sócio, e ele responde apenas pelo valor do capital da sociedade, que deve ser de no minimo 100 salarios minimos, assim seus bens não se misturam como é no caso Empresario Individual.

SOCIEDADE LIMITADA: É obrigado a ter no minimo 02 socios, seus bens não se misturaam com o da sociedade.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais