Buscar

Como ocorre a autoionização da água?

💡 8 Respostas

User badge image

Lívia Karine Pereira

autoionização da água (ou autodissociação da água) é uma reação química onde duas moléculas de água reagem para produzir um hidrônio (H3O+) e um hidróxido (OH-):

2 H2O (l) {\displaystyle \rightleftharpoons } H3O+ (aq) + OH- (aq)

Este é um exemplo de autoprotólise, e que mostra a natureza anfótera da água.

A água, mesmo pura, não é um simples emaranhado de móleculas de H2O. Mesmo na água "pura", equipamentos sensíveis podem detectar uma quantidade muito pequena de condutividade elétrica de 0,555 µS·cm-1

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em

prática nosso conhecimento sobre Bioquímica.

----

A água é um eletrólito fraco e que possui um baixo grau de ionização, sendo que a ionização de equilíbrio (conhecida por sua sigla Kc) é constante, por este motivo a condutividade elétrica é baixa. É por isso que a autoionização da água ocorre em uma escala muito pequena.

A autoionização também é chamada de autodissociação da água é uma reação química onde duas moléculas de água irá reagir para produzir um hidrônio (H3O+) e um hidróxido (OH).


\[{\rm{2 }}{{\rm{H}}_{\rm{2}}}{\rm{O (I) }} \leftrightarrow {{\rm{H}}_{\rm{3}}}{{\rm{O}}^{\rm{ + }}}{\rm{ (aq) + O}}{{\rm{H}}^{\rm{ - }}}{\rm{ (aq)}}\]

Nessa reação uma molécula de água doa um próton se transformando em um ácido (OH-) e a outra molécula aceita o próton e se transforma em uma base (H3O+).

----

Portanto autoionização da água ocorre quando se tem duas moléculas de água e reagem produzindo um hidrônio (H3O+) e um hidróxido (OH).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais