Buscar

Medicina Tradicional no Py

💡 1 Resposta

User badge image

Eduardo Vitor

Direito Processual Penal

Apesar da doutrina majoritária entender não ser viável a admissibilidade das provas ilícitas no processo quando estas desfavorecerem o réu, segmento doutrinário importante, bem como decisões jurisprudenciais modernas, vem aceitando a admissibilidade das provas ilícitas pro societate, excepcionalmente, com fulcro no Princípio da Proporcionalidade.

Destarte, a função do Ministério Público visa resguardar valores fundamentais para o Estado e para a própria sociedade, amparados pela própria lei penal. Sendo assim, há casos em que a proteção constitucional à intimidade do réu não pode prevalecer sobre valores supremos também preconizados pela Carta Magna, como, por exemplo, o direito à vida, ao patrimônio, à segurança. Sobre o tema, dispõe Fernando Capez:

Quando o conflito se estabelecer entre a garantia do sigilo e a necessidade de se tutelar a vida, o patrimônio e a segurança, bens também protegidos por nossa Constituição, o juiz, utilizando seu alto poder de discricionariedade, deve sopesar e avaliar os valores contrastantes envolvidos.(CAPEZ, Fernando. Curso de Processo Penal. São Paulo. Editora Saraiva, p. 352).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais