O que são fontes formais do direito do trabalho? Exemplifique.
2 resposta(s) - Contém resposta de Especialista
Paduan Seta Advocacia
Há mais de um mês
Fontes formais são aquelas que estão previstas na forma do direito, ou seja, são normas positivadas, que seguem os rituais previstos em um ordenamento jurídico para serem consolidadas (sejam os rituais legislativos, sejam os rituais adminsitrativos). No caso do Direito do Trabalho, as fontes formais são a Constitução Federal, a CLT e os decretos, portarias, regulamentos, instruções que possuem também características de normas; os acordos e convenções coletivas, os contratos de trabalho, etc..
Ana Carla Lima
Há mais de um mês
Fontes do Direito são “os meios pelos quais se formam ou se estabelecem as normas jurídicas. É tudo o que dá origem, que produz o direito”. As fontes materiais são os fatos sociais, políticos e econômicos que fazem nascer a regra jurídica. Ou seja, fonte material é o acontecimento que inspira o legislador a editar a lei. São todas as influências externas, em determinado momento, que levam à formação das normas jurídicas.
Assim, fontes formais são as formas de exteriorização do Direito (leis, costumes, etc.) e fontes materiais são o complexo de fatores que ocasiona o surgimento de normas, envolvendo fatos e valores. As fontes do Direito podem ser heterônomas ou autônomas. Heterônomas são as impostas por agentes externos (Constituição, leis, etc.). Autônomas são as elaboradas pelos próprios interessados (costume, convenção e acordos coletivos, etc.).