Buscar

Qual a relação entre a estrutura e a função de uma proteína?

💡 3 Respostas

User badge image

Leonardo Moraes

A estrutura de uma proteína é organizada em no mínimo 3 níveis: primário, secundário e terciário. A estrutura primária corresponde a uma sequência de aminoácidos. A estrutura secundária constitui o arranjo tridimensional dessa sequência de aminoácidos (o que diz respeito a apenas uma porção da proteína). A estrutura terciária corresponde ao dobramento total da proteína, ou seja, como ela se organiza como um todo. 

Alguns fatores podem alterar a estrutura da proteína, como altas temperaturas e pHs extremos (ionização). Essas alterações fazem com que a estrutura seja comprometida, de modo que a sua configuração tridimensional se perca, junto a sua função. Logo, a estrutura da proteína está relacionada a sua função visto que alterações estruturais causam desnaturação (perda de função) proteica.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A relação entre a estrutura e a função de um proteína é de extrema importância para o ramo da biologia que estuda o funcionamento celular e embrionário.

Duas proteínas formadas pelos mesmos aminoácidos, mas com estruturas diferentes, provavelmente, terão funções diferentes. As proteínas possuem quatro tipos de estruturas:

  • Estrutura primária;
  • Estrutura secundária;
  • Estrutura terciária;
  • Estrutura quaternária;
A estrutura primária é definida pelos tipos de aminoácidos e a sequência desses na cadeia polipeptídica. Já a estrutura secundária é resultado do emaranhamento das cadeias polipeptídicas. Algumas proteínas podem apresentar uma estrutura terciária que é o enovelamento ou emaranhamento das estruturas secundárias. Por fim, as estruturas terciárias podem se associar e formar as chamadas estruturas quaternárias.


tiposdeestruturas

É importante comentar que as proteínas são a base estrutural de todas as células. Além disso, temos as enzimas que também proteínas e atuam como catalisadores biológicos e são os principais agentes nas reações biológicas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais