Buscar

Maria é sócia de uma empresa de consultoria e assessoria em recursos

Maria é sócia de uma empresa de consultoria e assessoria em recursos humanos que tem como clientes empresas de uma região com vocação industrial. A consultoria tem uma equipe interna, composta por analistas de recursos humanos, suporte técnico em TI, consultores, dentre outros. Uma alteração na legislação permite que determinado cargo de uma de suas principais clientes passe a ser terceirizado, o que a empresa opta por fazer. Isso diminui consideravelmente o volume de demandas relacionadas a Recursos Humanos daquela empresa, diminuindo as receitas da consultoria de Maria, ainda que a nova lei pouco altere a relação da própria consultoria com sua equipe.

A respeito das variáveis que influenciam uma empresa, assinale a alternativa correta:

 

 
   

Por se tratar de uma empresa de consultoria, pode-se afirmar que as alterações na legislação trabalhista não se caracterizam como variável de macroambiente, pois isso pouco altera as relações de trabalho internas da mesma.
 

   

A equipe de consultores e analistas não pode ser considerada como parte do ambiente interno entre as variáveis que Maria deve administrar, pois se trata de profissionais que atuam externamente.
 

   

Ao lidar com a nova regra de terceirização, Maria está diante de uma variável externa, de macroambiente, principalmente denominada variável legal, que afeta não só a ela em suas relações trabalhistas, mas a todo o mercado.

   

A nova regra de terceirização pode ser considerada, para a consultoria, uma variável ecológica, pois afetam diretamente o ambiente de mercado em que atua.
 

   

A nova regra de terceirização pode ser considerada, para a consultoria, principalmente uma variável social, pois altera a estrutura e condições de vida da população afetada.
 

 

💡 23 Respostas

User badge image

Karina Rosa

2222,6

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Introdução à Administração.Para entendermos a questão devemos ter em mente o conceito de macroambiente e suas variáveis. O macroambiente está relacionado a fatores externos à organização, que neste caso é representada pela empresa de consultoria de Maria. São inúmeras as variáveis do macroambiente:

  • Variáveis econômicas: inflação, distribuição de renda

- Variáveis sociais: estilo de vida, condições de moradia

- Variáveis culturais: alfabetização, níveis de escolaridade, meios de comunicação

- Variáveis demográficas: natalidade, densidade populacional

- Variáveis políticas: regime de governo, política monetária, sindicatos

- Variáveis tecnológicas: patentes, P&D

- Variáveis legais: legislação tributária, trabalhista, comercial.

- Variáveis ecológicas: poluição sonora, visual, atmosférica, hidrológica

Maria, portanto, está diante de uma variável legal, de macroambiente que afeta não apenas suas relações trabalhistas, mas todo o mercado.Portanto, a alternativa correta é a C.

1
Dislike0
User badge image

Estudante PD

alternativa 1


1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais